Vai viajar? Passaporte da vacina é exigido em 249 municípios; saiba como emitir

Por Redação 085 - Conexão085

O passaporte da vacina está sendo exigido em, ao menos, 249 municípios brasileiros. O documento foi lançado pelo Ministério da Saúde há menos de um mês.

De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em uma pesquisa feita entre os dias 23 a 25 de setembro, somente 2.461 cidades responderam ao questionamento. O número deve ser ainda maior, já que menos da metade responderam à pesquisa.

A CNM vai se reunir com os prefeitos para incentivar que outras cidades também adotem a exigência. Para a entidade, o passaporte é uma das estratégias para incentivar a população a se vacinar.

Para emitir o passaporte da vacina nacional você deve baixar o aplicativo do Conecte SUS. Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um email no site do serviço ou diretamente no aplicativo. 

O certificado pode ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QRCode apresentado no documento. Este documento é válido em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão.

A autenticação do documento pelo leitor de QR Code pode ser realizada no próprio aplicativo Conecte SUS, usando as câmeras nativas do dispositivo, ou pelo site Valida Certidão. Este serviço é gratuito para o cidadão. Também é possível baixar os documentos no formato PDF.

30 de setembro de 2021 às 14:44

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