Universidades cearenses se articulam para criar rede de parques tecnológicos
Por Redação - Conexão085
Universidades cearenses públicas e privadas reuniram-se na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir, na última quarta-feira (28), a formação de uma rede de parques tecnológicos no Estado.
A proposta prevê uma instância capaz de aproximar pesquisadores com as demais instituições, potencializando o uso de recursos disponíveis, como laboratórios, e evitando sombreamento dos trabalhos desenvolvidos.
A ideia foi apresentada pela Reitoria da UFC com o objetivo de fortalecer o ecossistema de pesquisa e empreendedorismo já existente no Estado, e recebeu boa aceitação por parte das demais instituições.
Além da UFC, estavam presentes representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE); da Universidade Estadual do Ceará (UECE); da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); da Universidade Federal do Cariri (UFCA); da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); do Centro Universitário Farias Brito (FBUNI) e da Faculdade CDL.
O reitor da UFC chamou a atenção para o fato de que os pesquisadores cearenses já mantêm um bom nível de proximidade entre si, trabalhando juntos. Destacou, no entanto, que uma instância de aproximação desse tipo poderia potencializar ainda mais esse ambiente.
Durante a reunião, as instituições discutiram a criação de uma plataforma digital para centralizar iniciativas inovadoras e empreendedoras, bem como os laboratórios e equipamentos disponíveis nas universidades. Assim, os pesquisadores de um parque tecnológico poderiam vir a utilizar recursos dos outros parceiros, criando dessa forma uma grande rede digital de pesquisa no Estado.
A plataforma digital também teria a função de tornar transparente às outras instituições os projetos que vêm sendo desenvolvidos. Ainda no encontro foi decidido criar um grupo de trabalho para viabilizar a ideia, bem como modificar o estatuto do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) para abranger as instituições privadas que queiram se integrar à rede.
Com informações da UFC Informa.
30 de setembro de 2022 às 10:48