Página Interna

Universidade Federal do Ceará terá um Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial na área da saúde

 O objetivo do novo Centro de Pesquisa é desenvolver projetos na área da saúde envolvendo internet das coisas, big data e transformação digital, entre outras áreas, voltadas para diagnóstico, prevenção e terapêutica de baixo custo, a proposta apresentada foi intitulada Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA).

A instituição foi escolhida após seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Nesta iniciativa a UFC tem como parceiros os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Já a parceria privada, a UFC terá a rede de saúde Hapvida, que também entrará com uma contrapartida do investimento feito pelos agentes públicos. Além disso, o projeto também terá o suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O CEREIA funcionará dentro do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), já criado pela UFC.

Apoio e patrocinio