Página Interna

Sete documentários para aprender sobre a história do Brasil

Neste Dia da Proclamação da República, o Conexão 085 apresenta dicas de sete documentários e séries documentais, todos disponíveis nas principais plataformas de streaming, que abordam diferentes aspectos da história do nosso país, percorrendo diferentes períodos históricos.

Guerras do Brasil.doc (Netflix)
Sinopse: A série documental detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado, desde os primeiros conquistadores, até a violência nos dias de hoje.

Duração: 5 episódios de 26min
Criação: Luiz Bolognesi
Ano de lançamento: 2018
Classificação indicativa: 12 anos

Fazendas Históricas (Prime Video)
Sinopse: Fazendas Históricas é uma série documental que retrata a preservação das fazendas da época do café como mola motriz da economia brasileira. Nessa temporada são apresentadas importantes fazendas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Duração: 10 episódios de 23min
Direção: Beto Ribeiro, Carla Albuquerque
Ano de lançamento: 2019
Classificação indicativa: 10 anos

Legado Italiano (Netflix)
Sinopse: O documentário examina o rico legado cultural, econômico e social do fluxo migratório de italianos para o Brasil no final do século XIX.

Duração: 1h24min
Direção: Márcia Monteiro
Ano de lançamento: 2020
Classificação indicativa: 10 anos

Estrada de Sonhos (Prime Video)
Sinopse: O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.

Duração: 1h 31min
Direção: Pedro von Krüger
Ano de lançamento: 2015
Classificação indicativa: Livre

Soldados do Araguaia (Prime Video)
Sinopse: Soldados do Araguaia é um documentário que dá voz aos soldados rasos que lutaram contra a Guerrilha do Araguaia no início da década de 1970, em um conflito às vezes rotulado de Vietnã Brasileiro.

Duração: 1h14min
Direção: Belisario Franca
Ano de lançamento: 2017
Classificação indicativa: 14 anos

Setenta (Globoplay)
Sinopse: Na ditadura militar, presos políticos são enviados ao Chile em troca da libertação do embaixador cuiço Giovanni Enrico Bucher. Quarenta anos depois, eles lembram o passado.

Duração: 1h35min
Direção: Emília Silveira
Ano de lançamento: 2013
Classificação indicativa: 12 anos

Junho: O Mês Que Abalou o Brasil (Globoplay e Prime Video)
Sinopse: O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.

Duração: 1h11min
Direção: João Wainer
Ano de lançamento: 2014
Classificação indicativa: 12 anos

Apoio e patrocinio