Página Interna

Samu Ceará ultrapassa 70 mil atendimentos em 2021

Um serviço essencial e disponível para toda a população cearense, o Samu Ceará contabilizou, entre janeiro e outubro deste ano, 70.784 atendimentos – uma média de sete mil mensais, em todos os municípios cearenses. Os números são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A somatória nos dez primeiros meses deste ano representa um aumento de 10,5% em relação ao número de atendimentos de todo o ano de 2020, e 30,7% se comparada a 2019, ano em que foram anunciadas ampliação e expansão do Samu 192 Ceará para todo o Estado.

A Covid-19 foi a principal causa da procura de pacientes pelo Samu 192 Ceará. Foram mais de 16 mil atendimentos até o mês de outubro, além das ocorrências comuns aos profissionais, como acidentes com motocicletas; AVC; infarto e surto psiquiátrico.

“Com o avanço da vacinação e com a efetividade das medidas de enfrentamento ao vírus, observamos uma significativa queda nos atendimentos por Covid, especialmente, a partir do mês de junho”, ressalta a diretora-geral do Samu Ceará, Eliana Lima.

Em parceria com os municípios, o Samu reinaugurou quatro novas bases no Interior neste ano. Hoje, o equipamento conta com 163 bases reguladas por três centrais – Eusébio, Cariri e Sobral – que atendem aos 183 municípios nas cinco Regiões de Saúde, exceto Fortaleza, onde o serviço é municipalizado.

O Conexão 085 lembra que o Samu Ceará pode ser acionado em ocorrências consideradas de urgência ou emergência, por meio do número 192.

Apoio e patrocinio