Página Interna

Saiba quem é Mano Alencar, artista cearense que reverbera a arte por meio de telas e livros

Poeta, desenhista, compositor, escultor e artista plástico: talentos como esses consagram Mano Alencar como um cearense multifacetado. Morador de Fortaleza há mais de 40 anos, Mano nasceu em Juazeiro do Norte, Região do Cariri. “A minha vinda para a capital foi difícil e ao mesmo tempo desafiadora. Eu considero uma história emocionante, bonita e de muitas batalhas”, destacou.

Em Fortaleza, o artista começou a trabalhar como desenhista para uma agência de publicidade, que na época prestava serviço para o jornal O Povo. “Eis que começaram os primeiros contatos com a arte”, pontuou.

De acordo com Mano, o interesse pelas artes lhe acompanha desde pequeno. “Essa coisa de se descobrir é sempre difícil explicar, eu nasci artista. Essas categorias como a escultura, a literatura, a parte musical, obviamente elas vêm depois”, ressalta. Mano Alencar revela que sempre gostou de desenhar, e que na infância fazia muitos desenhos no chão, principalmente quando chovia no interior. “A areia ficava molhada, então eu pegava um canivete e ia desenhar”, relembra. Para Mano, a arte é imensamente prazerosa, e lhe deixa realizado. Ele destaca que essa ligação já vem, de certa forma, da genética, pois na família há quem goste de cantar, escrever e desenhar também.

Com quase 40 anos de carreira, o artista relembra que começou a expor seus trabalhos profissionalmente nos primeiros salões que havia naquela época, como o Salão Nacional e o Salão de Abril. “Foram momentos emocionantes, pois tinha toda aquela ansiedade em saber se iria ser selecionado ou não. Por vezes, fui premiado e ganhei menções honrosas”, ressaltou.

Exposições

O artista frisa que já realizou diversas exposições, tanto individuais como coletivas. Para ele, todas foram muito importantes, mas a primeira foi extremamente marcante, principalmente no sentido de conquista, pois foi a primeira vez que apresentou seus trabalhos de forma profissional.

Confira em quais cidades brasileiras e países as obras de Mano já estiveram presentes:

“Tiveram muitas exposições internacionais que foram marcantes na minha carreira, até devido à questão de levar a arte cearense para fora. De qualquer forma, posso destacar as duas exposições na Itália e uma que fiz em Paris, pois são locais considerados berços da arte. Elas realmente foram significativas para mim, principalmente a de Paris, em que expus de maneira bem representativa, mostrando a arte brasileira. Foi na galeria Jorge Amado, na Embaixada do Brasil, e teve uma certa repercussão entre os parisienses”, enfatiza.

Livros

Para além das telas, Mano Alencar também reverbera sua paixão pela arte através da escrita. Hoje, tem quatro livros publicados, são eles: Mistura – Letras e palavras; Pensando pela Boca; Arremesso e Alucinação Urbana; Dois de poesia e dois de prosa poética. Atualmente, está terminando o quinto livro, que também se configura como prosa poética.

“Os meus poemas são muito intimistas, não existe um tema específico para ser abordado. Eu costumo chamar de poema por uma questão de hábito, porque ele foge de todas as regras. Mas são vários os temas, desde o mundo, a angústia, as alegrias, as percepções, os amores e desamores, a velocidade da tecnologia e o mundo digital”, enfatiza Mano.

Confira cinco quadros de Mano Alencar 

Marcado pela força das cores primárias contratantes e fortes, o profissional das artes salienta que seu trabalho é expressionista abstrato dentro de uma linha figurativa:

Flores De Maio – Acrílica Sobre Tela 70×70 cm

Imagem: Reprodução/Instagram @manoalencar7

Condomínio – Óleo Sobre Tela 100×90 cm. Um dos trabalhos expostos na Itália no ano de 1993

Imagem: Reprodução/Instagram @manoalencar7

Encontros & Desencontros – Acrílica Sobre Tela 70x50cm

Imagem: Reprodução/Instagram @manoalencar7

Lockdown Fortaleza – Acrílica Sobre Tela 40x50cm.

Imagem: Reprodução/Instagram @manoalencar7

Janelas da Alma – Tríptico Horizontal Acrílica Sobre Tela 54x60cm.

Imagem: Reprodução/Instagram @manoalencar7

“O meu trabalho sugere muita figuração, e isso é muito importante para mim. A mensagem pode ser passada de forma pessoal, pois o abstrato figurativo tem essa vantagem: cria imediatamente para cada pessoa uma possibilidade de leitura individual, em que cada um interpreta e sente da sua forma, e isso que é legal na arte abstrata”, define o artista, mostrando que é possível trazer os mais diversos sentimentos para a pintura.

Confira o processo criativo de Mano Alencar:

Vídeo: Reprodução/Instagram @manoalencar7

Em entrevista ao Portal, Mano revela que sua ligação com Fortaleza é muito forte

Saiba onde encontrar Mano Alencar nas redes:

Instagram (manoalencar7): principal canal de comunicação com os seus seguidores, Mano aproveita a plataforma para compartilhar as suas obras e rotina com a família e os amigos.

Apoio e patrocinio