Página Interna

Projeto Macarrão Amigo recebe Medalha dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (23), sessão solene para a entrega da Medalha dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao projeto Macarrão Amigo Fortaleza. A iniciativa proporciona, semanalmente, refeições de qualidade a pessoas em situação de rua e associações com distribuição em comunidades carentes, como forma de resgatar a dignidade e a esperança dos beneficiados.

A Medalha Dom Helder Câmara reconhece o mérito de pessoas e entidades que têm se destacado na Capital por relevantes ações e serviços prestados aos movimentos filantrópicos e humanitários, desempenhando um papel importante na defesa dos Direitos Humanos.

A comenda foi proposta pelo vereador Pedro França, em requerimento aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, a honraria é justificada pela relevante e reconhecida contribuição do projeto em combate à fome durante a pandemia.

Pedro França ressaltou que o projeto Macarrão Amigo “é uma iniciativa tão nobre em tempos tão difíceis. Parabenizo os amigos e idealizadores como também presto homenagem especial aos companheiros de cozinha. O meu reconhecimento a toda dedicação, a todos que tornaram possível esse trabalho ser realizado, ainda mais pela sensibilidade de continuar ampliando esse projeto que ganha cada vez mais adeptos, estimulando a sociedade civil em uma grande ação solidária”.

Amigos Solidários

Representando o projeto Macarrão Amigo na solenidade, Freitas Júnior falou sobre como é receber uma comenda do poder Legislativo com o nome de Dom Hélder Câmara. O “amigo solidário” lembrou que o projeto surgiu da vontade de ajudar as pessoas carentes e juntar os amigos, mas que depois se tornou uma família, que distribui amor, carinho e solidariedade.

O projeto Macarrão Amigo tem à frente os amigos Freitas Júnior, Izabela Fiúza, Wladmir Ponte, Willfridy Mendonça, Lídia Oliveira e Letícia Studart. A comida é preparada pelos chefs Fabio Felle e Wladmir Ponte, e a equipe já conta com mais de 20 amigos solidários, que se revezam na entrega e serviço. A ação acontece todas as quartas-feiras, e já foram realizadas 55 ações até o momento.

São mais de 150 mil itens entregues, entre refeições, sucos, frutas, águas e bolos, viabilizados com o apoio de empresas como BSpar, Sítio Barreiras e Tijuca Alimentos. O grupo que compõe o projeto social tem como meta expandir cada vez mais, tornando esse tempo de exercício apenas o começo dessa jornada.

Apoio e patrocinio