Página Interna

O novo humor cearense: influenciadores digitais que perpetuam o legado da descontração

Que o Ceará é conhecido como a terra do humor isso não é segredo para ninguém. Tom Cavalcante, Chico Anysio, Renato Aragão, Paulo Diógenes, Rossicléa, Ciro Santos, Edmilson Filho, Tiririca, Tirullipa, Falcão, Adamastor Pitaco, Lailtinho Brega, Zé Modesto, Augusto Bonequeiro, Skolástica e tantos outros nomes integram a lista de referências do gênero. Não à toa que, em 2017, o Governo do Estado sancionou a lei “Chico Anysio”, que reconhece o humor como patrimônio imaterial no Ceará.

No entanto, se por muitos anos o estado cearense foi celeiro para humoristas no rádio, TV, teatros e casas de stand-up, hoje presenciamos uma nova geração da comédia se destacando em novo espaços, como as redes sociais. A bilheteria foi deixada de lado, a bola da vez é a monetização virtual, mas sem deixar de perpetuar o legado da descontração.

Adaptação dos humoristas consagrados

Se para quem está iniciando a trajetória na internet a plataforma é considerada uma vitrine, para quem já está no ramo há mais de décadas, ela é uma oportunidade de reinvenção. Grandes exemplos partem dos pioneiros da comédia cearense: Rossicléa, Lailtinho, Paulo Diógenes e Tirullipa, que se adaptaram às novas formas de compartilhar humor. Com anos de experiência, eles carregam consigo a responsabilidade sobre o fazer humorístico e a luta pelo reconhecimento do humor enquanto uma arte que exige ética, transparência e, sobretudo, muito estudo.

Rossicléa descobriu na pandemia uma maneira cômica de produzir conteúdo para as redes sociais e garantir o riso de diversas gerações.

Outro grande artista do humor cearense se chama Lailtinho. Em 2020, o ele inovou e foi além: criou o projeto “Papo com Humor”, com o objetivo de levar informação de qualidade para o público de casa, mas com muita graça, através de transmissões ao vivo, com profissionais de áreas distintas: arte, cultura, política, saúde, dentre outros temas.

Assim como os demais, Paulo Diógenes, também conhecido pela personagem “Raimundinha”, utiliza as redes sociais para compartilhar histórias dos grandes espetáculos, vídeos engraçados e reflexões.

Um dos principais nomes da comédia nacional, o humorista Everson Silva, mais conhecido como Tirullipa, coleciona grandes apresentações e participações em programas locais e nacionais.  Consagrado por possuir um humor marcante e por encantar o público com suas paródias e shows, ele é um comediante muito querido entre famosos e anônimos, sendo destaque nas redes sociais e apelidado de “Rei da Lives”. Mantendo uma rotina de disponibilizar conteúdos engraçados e se adaptando às novas formas de fazer rir, Tirullipa viu o número de seguidores também deslanchar. Hoje, ele soma mais de 25 milhões de seguidores no Instagram e mais de 4 milhões no YouTube.

Novos Personagens

Para quem está antenado diariamente nas redes sociais, não é novidade descobrir novos digital influencers quase todos os dias. Seja por meio de brincadeiras despretensiosas entre os amigos ou não, a comédia cearense tem ganhado destaque, por meio de conteúdos diversificados que atraem o suficiente para a fidelização de novos seguidores. Dentre os novos personagens, as páginas de humor se fazem presentes:

Suricate Seboso: nascido e criado em Fortaleza, o perfil existe desde 2012 e representa a cultura nordestina nas redes sociais, sempre com memes e situações do cotidiano. Em 2013, o Suricate ganhou o prêmio Youpix de melhor página do Brasil na categoria Vou Populi.

Fortaleza Ordinária: a cultura da capital cearense é única e o Fortaleza Ordinária aproveita essa oportunidade com muito bom humor. Das gírias aos personagens do cotidiano e locais emblemáticos da cidade, de tudo o perfil faz graça, com colaboração de quem os seguem. A página surgiu em 2018 e conta com mais de 1 milhão de seguidores.

Meu País Ceará: com o intuito de proporcionar diversão, informação e muita risada, a página existe de 2017 com um humor tipicamente cearense. O perfil fala da cultura, história, cotidiano, comidas, programas de TV e rádio, propagandas, música, personalidades, tudo o que diz respeito ao Ceará, mas de uma forma bem divertida.

Perfis Influenciadores Cara Limpa

Com muita alegria e bom humor, Yarley se consolida como um dos principais influenciadores do Brasil, inclusive, com participações em programas nacionais. Com apenas 20 anos, o cearense se destaca pelo conteúdo bem-humorado ao lado da família das “irmãzonas”. Yarley começou a fazer sucesso ainda no primeiro semestre de 2020, quando viralizou com um vídeo ao lado de suas irmãs Rayssa e Patrícia, da sua mãe Arieti e da cunhada Ju. Hoje, conta com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram.

Reprodução: Instagram/@yarley

Fazendo cada vez mais o Ceará ser considerada a Terra do humor, o perfil do Aildes Sol trabalha diariamente o típico humor cearense e coleciona 1 milhão de seguidores 200 mil seguidores e o dobro de visualizações nos conteúdos publicados. Assim como o Yarley, Aildes era uma pessoa anônima e se tornou um fenômeno da internet, que não segue padrões e traz felicidade em uma vida que é real para a maioria das pessoas.

Reprodução: Instagram/aildesol

Entre os influenciadores humoristas que fazem sucesso, está Kaio Oliveira. O criador de conteúdo ficou conhecido através do seu canal, o Xafurdaria. Nascido na cidade de Aracati, interior do Ceará, ele aliou a rua irreverência e sotaque ao estilo cearense de fazer humor. Para além do YouTube, Kaio segue produzindo conteúdo divertido também no Instagram, onde possui mais de 1 milhão de seguidores.

Apoio e patrocinio