Página Interna

Nova tecnologia permite que usuários sintam os hologramas através do toque físico

Uma nova tecnologia chamada Aerohaptics capaz de criar a sensação de toque físico ao interagir com projeções holográficas, foi criada pelos Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia. 

O principal diferencial desse dispositivo é que os usuários podem sentir o objeto que está sendo projetado. Os pesquisadores usaram o sistema para criar a sensação tátil de quicar uma bola de basquete. Eles emparelharam a imagem 3D da bola gerada por computador com um sensor de movimento de salto, variando a direção e a força do fluxo de ar para reproduzir o contato entre a superfície da bola e a mão.

Dessa forma, os usuários podem sentir a forma arredondada da bola com a ponta dos dedos quando ela é quicada e o toque na palma da mão durante o movimento de retorno. 

Com o Aerohaptics não é necessário utilizar equipamentos de realidade virtual como óculos e dispositivos táteis para conseguir um feedback de toque mais próximo do natural. Os usuários do Aerohaptics podem ficar ao redor de uma tela volumétrica para interagir com objetos virtuais como se fossem de verdade.

Apoio e patrocinio