Página Interna

Grammy Latino 2021: veja os brasileiros que levaram troféus

O Grammy Latino 2021 anunciou os vencedores, nesta quinta-feira (18), em cerimônia de premiação no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, e o Brasil levou um dos principais prêmios da noite. A música “Talvez”, dueto de Caetano Veloso com o filho Tom Veloso, venceu na categoria Gravação do Ano, onde concorria com outras 10 canções de artistas latinos.

A noite foi marcada por uma homenagem póstuma a Marília Mendonça. O diretor do Grammy Latino, Manuel Abud, dedicou a premiação à artista. “Proponho não deixar a tristeza ofuscar a celebração de hoje, convido todos a usarem essa cerimônia para celebrar Marília Mendonça e seu legado”, afirmou.

A cantora Anitta também subiu ao palco da premiação, logo após um intervalo comercial, e fez um discurso em homenagem à “rainha da sofrência”, enquanto imagens da sertaneja eram exibidas no telão da cerimônia. Marília Mendonça também estava concorrendo ao Grammy de Melhor Álbum Sertanejo por “Patroas”, com Maiara e Maraísa. A dupla Chitãozinho e Xororó levou a categoria com o álbum “Tempo de Romance”.

Outros artistas nacionais concorreram em categorias gerais, mas não levaram o prêmio. Nana Caymmi concorreu ao gramofone de Álbum do Ano pelo trabalho “Nana, Tom e Vinicius”. Já o grupo BaianaSystem disputou o prêmio de Melhor Videoclipe de Curta Duração pela parceria com BNegão em “Reza Forte”.

Giulia Be foi a única brasileira indicada como Artista Revelação. Ela não ganhou, mas cantou com Anitta e Carlinhos Brown no número de abertura do prêmio, que foi liderado por Gloria Estefan.

Categorias brasileiras

O Grammy Latino também premia categorias específicas para produções em língua portuguesa, anunciadas durante a pré-cerimônia. Maiores vencedoras brasileiras, as meninas do duo Anavitória foram premiadas nas duas categorias que concorriam: melhor canção em língua portuguesa, por “Lisboa”, em parceria com Lenine, e melhor álbum pop contemporâneo por “Cor”.

A baiana Ivete Sangalo ganhou seu quarto Grammy Latino da carreira, levando “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, por Arraiá Da Veveta. Paulinho da Viola e Zeca Baleiro levaram prêmios em categorias brasileiras de álbum de samba e álbum de MPB, respectivamente.

Já o Grammy Latino de álbum instrumental foi para “Toquinho e Yamandu Costa – Bachianinha”. Os melhores momentos da premiação vão ser exibidos no canal Multishow no domingo (21), a partir das 18h30.

Apoio e patrocinio