Página Interna

Fortaleza terá maior usina de dessalinização de água marinha do Brasil

O governo do estado assinou a ordem de serviço para a implantação da maior usina de dessalinização de água marinha do Brasil, localizada em Fortaleza. A previsão de início das obras é para 2022. 

A usina ficará localizada na Praia do Futuro e terá capacidade de produção de água de 1 m³ por segundo. Isso acarretará na oferta de água de Fortaleza e também da região Metropolitana em 12%, beneficiando cerca de 720 mil pessoas. A previsão de conclusão é em 2025.

O projeto da usina prevê a construção com o uso de tecnologia por osmose reversa, para obtenção de água potável. Onde o sal é separado da água por meio da aplicação de uma pressão sobre o líquido. A previsão é que a usina capte a água do mar a uma distância de 2,5 mil metros da costa e 14 metros de profundidade. 

O novo equipamento será operado por concessão, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A estimativa de investimento por parte do Estado é de mais de R$ 3 bilhões em 30 anos, o período da concessão. 

O Consórcio das Águas será o responsável por toda a construção e operação da usina, incluindo a entrega da água para a Cagece. 

 

Apoio e patrocinio