Página Interna

Dia da família: a importância da família na construção da personalidade

A estrutura familiar é essencial para o alicerce emocional e a formação do caráter do ser humano. Para que a estrutura funcione é necessário algumas condições imprescindíveis como a hierarquia, papéis claros, lugares e posições de cada membro, juntamente com um clima clima saudável e de respeito recíproco entre todos.

É através das primeiras experiências sociais e da construção de vínculos que a criança desenvolve seus valores e personalidade, além de serem a base onde o seu psicológico e emocional serão formados. Crianças que não receberam amparo, carinho, exemplos positivos e valores, podem desenvolver traumas que, se não tratados, têm grandes chances de evoluírem para transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou outros distúrbios graves.

É preciso fortalecer os laços familiares, seja qualquer estilo de família: parente de sangue, amigo que é quase irmão, mãe que também é pai, pai que também é mãe, vó que cria no lugar dos pais ou qualquer formato que seja. O importante é que traga o amor e o respeito como base nas relações em todas as fases do desenvolvimento.

Karla Rolim 

Psicóloga

Apoio e patrocinio