Página Interna

Dia da Árvore: Ipê-amarelo é considerado símbolo de Fortaleza 

Neste domingo (21) celebramos o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, mas os fortalezenses têm mais o que comemorar. Isso porque a Prefeitura de Fortaleza instituiu, através do Decreto nº 14.944, de 09 de março de 2021, que Ipê-amarelo, conhecido também como Caraúba, como Árvore Símbolo de Fortaleza.

A escolha do Ipê-amarelo para símbolo da Capital cearense ocorreu através de consulta pública realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma), entre os dias 5 e 25 de junho de 2020. A ação busca atender os princípios de preservação e conservação ambiental determinados na Política Municipal do Meio Ambiente. Além de fortalecer a importância do desenvolvimento sustentável e do reconhecimento do valor histórico, cultural e paisagístico da árvore.

O Ipê-amarelo é uma árvore de porte médio a alto e alcança a altura de cinco a 20 metros. Sua floração amarela nos meses de setembro e outubro e oferece um espetáculo da natureza. Em Fortaleza, ele pode ser encontrado na avenida Domingos Olímpio, na BR-116 e na Praça do Ferreira.

Apoio e patrocinio