Página Interna

Concurso Ceará faz Ciência prorroga as inscrições até o dia 21 de maio

A Mostra Ceará faz Ciência é uma competição estadual que irá acontecer virtualmente com estudantes e professores de escolas públicas e privadas. As inscrições foram prorrogadas até o dia próximo dia 21 de maio e devem ser feitas pelo site http://cearafazciencia.com.br/.

Para participar, cada equipe deverá ser formada por até dois alunos e um professor orientador dos ensinos Fundamental II e Médio/Técnico/Profissionalizante. Os projetos devem abordar, a temática ”A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

Este ano, o edital do concurso foi simplificado e a competição ocorrerá em três etapas: Classificatória, em que é necessário enviar apenas o projeto por escrito, conforme as orientações do Edital; Eliminatória, onde as equipes classificadas na primeira etapa deverão encaminhar um vídeo de até 5 (cinco) minutos apresentando o trabalho; e a Final, em que cada time classificado na segunda etapa demonstrará o experimento ao vivo e de forma virtual para a comissão de Avaliação, que escolherá os projetos vencedores.

Formada por professores especialistas em Educação, Pesquisa e Metodologia Científica, a comissão de avaliação irão julgar os trabalhos utilizando critérios como oratória, inovação, visão empreendedora, uso de tecnologias inclusivas e relevância social.

Os projetos que forem selecionados receberão os certificados de participação e os alunos finalistas ganharão óculos de realidade virtual. Os projetos classificados em 1º, 2° e 3° lugares, e a equipe feminina selecionada, irão participar da Feira do Conhecimento Digital, que será realizada em outubro.

Apoio e patrocinio