Página Interna

Associação Oportunize oferece bolsa de estudo integral para jovens

Fundada por um grupo de servidores públicos estaduais, a Associação Oportunize já beneficiou cerca de 100 pessoas e há 16 anos acredita no potencial transformador da educação como ferramenta de ascensão social.

“Foi com o objetivo de tentar reduzir estatísticas e fazer frente ao contexto histórico de desigualdade social e educacional no Brasil que decidimos fundar a Oportunize, proporcionando o acesso a condições iguais de educação para mudar destinos”, explica Hugo Mendonça, um dos idealizadores. A Associação também proporciona, além da bolsa, apostilas ou livros, materiais para módulos práticos, fardamento (em casos obrigatórios), transporte, apoio psicológico e pedagógico, entre outras despesas, de acordo com a realidade financeira do oportunizado.

A Larissa Gonçalves já havia concluído o ensino médio quando conheceu a Associação Oportunize. Com o incentivo da tia, inscreveu-se para participar do processo seletivo de 2016 e assim garantiu sua vaga no curso técnico em Enfermagem na Escola São Camilo de Lélis, referência na área. “Foi a realização de um sonho. Quando eu estava concluindo o curso profissionalizante, consegui entrar na Universidade Federal do Ceará para Enfermagem. Todo conhecimento adquirido na prática foi um diferencial. Ano passado, durante a pandemia, consegui meu primeiro emprego em um hospital particular da capital cearense e isso foi crucial para novos passos: tirei minha habilitação, fiz reforma na minha casa, dei entrada no meu primeiro carro…Definitivamente, a Oportunize mudou minha vida”.

O processo seletivo 2021 da Associação Oportunize acontece entre 01 e 19 de setembro. Os critérios incluem possuir uma renda familiar baixa, ser dedicado à conquista do sonho profissional e pessoal e ser aprovado numa prova (fase seletiva para quem busca bolsa para ensino médio ou curso pré-Enem), numa entrevista e em testes psicológicos.

A seleção ocorrerá em até 4 (quatro) etapas, todas eliminatórias. O número de candidatos selecionados será definido de acordo com os resultados obtidos nas etapas seletivas; o valor do investimento necessário para cada bolsa integral a ser ofertada; e os recursos financeiros disponíveis. A publicação da lista final indicativa dos Oportunizados para 2022 será divulgada até 06/12.

 

Seja um Oportunizador 

Os fundadores e atuais associados da Oportunize são os maiores financiadores do projeto, mas doações e apoio de pessoas físicas e instituições parceiras também são fundamentais. Através de doações periódicas ou isoladas você pode contribuir com a criação de uma sociedade mais justa e igualitária

Mais informações sobre o projeto e processo seletivo acesse o site: www.oportunize.org

Apoio e patrocinio