Página Interna

Artigo | Dia dos Finados – Um momento para reflexão e de boas lembranças de quem já partiu

O dia de finados é um momento de reflexão para relembrar os legados e os bons momentos dos que partiram, criado para honrar e lembrar todas as pessoas que deixaram sua marca.

A morte é a única certeza que temos na vida, mas aceitá-la quando ocorre com alguém que amamos é extremamente difícil. Sentimos uma diversidade de emoções que nos revela a nossa enorme fragilidade. Essa data nos leva a falar um pouco mais sobre o processo de luto e como encaramos a dor profunda da perda.

Aprendemos a conviver com a saudade de quem partiu e ficamos com as memórias dos bons momentos e do aprendizado durante a convivência. Esse é o verdadeiro legado! Hoje também é tempo de silêncio, de oração e de reflexão. Que sentido estou dando à minha vida? Estou deixando minha marca por onde estou passando?

Vamos procurar gastar o nosso tempo de maneira leve, ao lado de quem nos acrescenta e oferecer às pessoas ao redor a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida. Em vez de medo e angústia, devemos aceitar nossa essência para que o fim seja apenas o término natural de uma caminhada.

Karla Rolim
Psicóloga

Apoio e patrocinio