Página Interna

Arquidiocese divulga programação da Semana Santa, mas você entende o que significa cada dia dessa semana? 

A Igreja Católica deu início no domingo (28), as celebrações da Semana Santa, mas, você sabe o que representa cada dia da Semana Santa? 

Segundo Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém; a Segunda-feira Santa foi o dia em que Maria de Betânia ungiu Cristo; a Terça-feira Santa foi o dia em que Jesus anunciou a traição de Judas e as fraquezas de Pedro; a Quarta-feira Santa é conhecida como o dia das trevas. Em algumas paróquias há a Procissão do Encontro que é quando as imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores se encontram.

A Quinta-feira Santa foi a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Foi também nesse dia que Jesus lavou os pés dos discípulos; a Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão foi o dia do sofrimento de Jesus e sua crucificação; o Sábado Santo é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. A igreja celebra a Vigília Pascal, a Bênção do fogo e Procissão do Círio Pascal; e, finalmente, o Domingo da Ressurreição ou de Páscoa, um dia santo, o dia em que Jesus ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Agora que você já sabe o que representa cada dia, veja a programação da Arquidiocese de Fortaleza para Semana Santa que será toda remota, devido ao isolamento social rígido na Capital cearense. A programação está sendo transmitida pela rede social da Arquidiocese de Fortaleza (Facebook), YouTube e pelas rádios católicas Dom Bosco e Shalom, além da TV Ceará.

Quinta-feira, 1º de abril, às 9h – Celebração da Unidade (Quinta-feira Santa)

Quinta-feira, 1º de abril, às 18h – Celebração da Ceia do Senhor (Lava-Pés)

Sexta-feira, 2 de abril, às 15h – Celebração da Paixão e Morte de Jesus (Sexta-feira Santa)

Sábado, 3 de abril, às 18h – Vigília Pascal (Sábado de Santo ou de Aleluia)

Domingo, 4 de abril, às 8h – Celebração da Páscoa do Senhor

Apoio e patrocinio