Página Interna

Aprenda a fazer um delicioso Bolo de Tapioca 

Receber os amigos em casa virou uma prática mais comum devido aos últimos períodos vivenciados pelos brasileiros. Vale lembrar que nada melhor do que preparar uma comida cheia de afeto para receber aqueles que amamos. Nós cearenses amamos um café da tarde recheado de tapioca, bolo e muito cafézinho. Hoje o Conexão 085 uniu duas paixões cearenses e transformou em uma só: bolo de tapioca. Vamos mostrar a receita para vocês cozinharem para os amigos em casa. Anota aí! 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de tapioca em flocos
200g de leite de coco
¼ xícara (chá) de leite integral
200g de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar refinado
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal refinado
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de coco seco ralado (opcional)
Manteiga e farinha de trigo para preparar a forma

Modo de fazer: 

Preaqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio. Em uma tigela, misture a tapioca com o leite de coco e o leite integral. Deixe hidratar por pelo menos 20 minutos. Separe as claras das gemas, quebrando um ovo de cada vez em uma tigelinha para verificar se estão bons.

Na batedeira com a pá em formato de globo, bata a manteiga com o açúcar que a mistura fique leve e esbranquiçada. Acrescente as gemas, uma a uma, parando a batedeira em intervalos para raspar a massa no fundo da tigela. Com a batedeira desligada, adicione a farinha e a mistura de tapioca hidratada alternadamente, mexendo delicadamente com uma espátula.  Bata as claras em neve na tigela limpa e seca até formar picos firmes. 

Adicione ¾ das claras em neve à massa, misture delicadamente e adicione o restante. Mexa de baixo para cima, ao mesmo tempo em que roda a tigela, para manter o máximo possível de bolhas de ar. Por último, incorpore o fermento.  Distribua a massa na forma e asse por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no meio do bolo. Retire do forno, aguarde 5 minutos, desenforme e sirva.

Apoio e patrocinio