Uece inicia projeto que visa ajudar na preservação de espécies ameaçadas de extinção
Por Redação - Conexão085
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de obter aprovação pelo programa Cientista Chefe, da Funcap, para execução do projeto chamado Inovafauna, coordenado pelo professor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Vicente Freitas. O projeto contará com equipe formada pelo professor da Feclesc/Uece e divulgador científico Hugo Fernandes Ferreira (responsável pelos subprojetos 1 e 3) e pelas professoras Luciana Magalhães Melo (Unifametro) e Maiana Silva Chaves (Funcap/CNPq).
O projeto geral será dividido em três subprojetos, que visam coordenar ações voltadas para a preservação da fauna; usar a clonagem in vitro para preservação de animal em extinção; e executar estudo de viabilidade econômica para observação de aves.
Para o coordenador do projeto geral, professor Vicente Freitas, “o Inovafauna deverá ser um marco nas atividades do meio ambiente voltadas para a conservação de espécie de nossa fauna. A Uece será um dos atores principais para assegurar o futuro de nossa biodiversidade”.
O Inovafauna será iniciado neste mês de janeiro de 2023, oferecendo o que há de moderno no quesito pesquisa e inovação voltadas para preservação de animais. Para a execução do projeto 2, a Uece utilizará muito da experiência adquirida com a clonagem de um veado-catingueiro, em 2020.
O coordenador do projeto destaca, ainda, a importância dos parceiros. “Vale ressaltar a participação do Instituto Pro-Silvestre (IPS) nas pessoas de sua presidente, a bióloga Eliziane Holanda, e a diretora, a advogada Karine Montenegro. Através do trabalho do IPS, vários animais já foram salvos do tráfico, que são recebidos no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Favet”.
O Inovafauna é o oitavo projeto desenvolvido pelo Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, que integra o programa Cientista Chefe, da Funcap, buscando solução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores no Ceará, na abertura de mercado para novos produtos e trabalhos, articulando ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisa em universidades públicas e privadas e demais entidades interessadas na temática ambiental.
19 de janeiro de 2023 às 12:56