Turismo de eventos em 2022 traz impacto de R$ 347 milhões para a economia de Fortaleza

Por Redação - Conexão085

Foto: Prefeitura de Fortaleza

O turismo de eventos em Fortaleza em 2022 trouxe um impacto da ordem de R$ 347 milhões para a economia da cidade. O dado faz parte do Relatório de Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza em 2022, divulgado nesta segunda-feira (3) pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor). O documento foi feito em parceria com o Convention and Visitors Bureau (Visite Ceará) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

De acordo com o relatório, o gasto individual dos turistas participantes dos eventos em 2022 durante todo o período de estadia foi de R$ 2.776,93. Já o gasto médio diário foi de R$ 791,14. O documento também aponta que a movimentação de eventos na cidade no ano passado foi responsável pela geração de 37,7 mil empregos formais e informais.

“O relatório traz números muito positivos e reforça a importância de investirmos na captação de eventos para Fortaleza. O turista de eventos tem um ticket médio mais alto do que o de lazer e, segundo o documento, apenas em 2022, a economia da cidade teve um impacto de R$ 347 milhões com esse tipo de turismo. Isso sem considerar aqueles da área de entretenimento, já que a pesquisa focou nos eventos de negócios, como congressos, seminários, feiras, exposições, seminários e esportivos”, destaca Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.

“Por fim, ficamos felizes também de ver que a cidade foi muito bem avaliada pelos entrevistados, com excelentes índices de aprovação dos principais serviços e infraestrutura, o que demonstra que estamos no caminho certo”, conclui.

“Consideramos muito importante contribuir para o Relatório de Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza em 2022 e apresentar para a sociedade fortalezense o quanto o setor teve a capacidade de se renovar pós pandemia, além da importância da academia, poder público e sociedade civil se unirem, a fim de desenvolver importantes projetos para o crescimento da cidade de Fortaleza. Neste sentido, a Universidade de Fortaleza reforça seu papel enquanto instituição que produz conhecimento de impacto em benefício da sociedade”, avalia Milena Auip, coordenadora da graduação em Marketing da Unifor.

“Dados como os que divulgamos com esse relatório reforçam que estamos trilhando um caminho de sucesso no desenvolvimento do turismo em Fortaleza. Nós, do Visite Ceará, enquanto fundação independente que promove e divulga a imagem da capital cearense, estamos muito felizes em participar ativamente da promoção desses dados, que também nos dão um norte dos passos que devemos e podemos dar daqui em diante”, comemora Ivana Rangel, Presidente do Covention & Vistors Bureau/ Visite Ceará.

Perfil do turista

Entre os entrevistados, 47,5% estavam visitando Fortaleza pela primeira vez, enquanto 52,5% já tinham vindo à cidade anteriormente. Desses últimos, 91% consideraram que Fortaleza melhorou ou permanece igual.

Com relação ao local de origem, 99% dos entrevistados eram turistas nacionais, sendo a maioria do Nordeste (40,7%) e do Sudeste (39,3%). São Paulo foi a principal cidade emissora (21,7%), seguida de Rio de Janeiro (8,5%) e Recife (5,5%).

A maioria dos participantes dos eventos eram do sexo masculino (61,7%), com idade entre 36 e 60 anos (59%), nível de instrução superior (65%) e renda individual entre 4 e 10 salários mínimos (39,2%).

O relatório completo pode ser encontrado no site do Observatório do Turismo de Fortaleza.

Serviços

Os principais serviços de Fortaleza também foram avaliados. Foram considerados como bons os serviços de sinalização turística (82%), preços praticados (81,7%), comércio (75,5%), telecomunicações (74,3%), segurança pública (72,6%), serviços de limpeza urbana (71,8%), restaurante/alimentação (68,3%), hospedagem (68,2%), serviço de transporte (64,7%), atrativos turísticos (61,7%) e diversão noturna (52%).

Turismo de eventos

O turismo de eventos, também conhecido como turismo de reuniões ou turismo de negócios, refere-se às viagens de indivíduos com o propósito de assistir a eventos específicos, tais como conferências, convenções, feiras, exposições, festivais, concertos e outros encontros de carácter profissional, acadêmico, cultural ou de natureza desportiva.

3 de julho de 2023 às 17:00

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