Transnordestina amplia 101km de sua rede no Ceará em direção ao Porto do Pecém
Por Redação 085 - Conexão085
Nesta terça-feira (24), a Transnordestina Logística S.A. (TLSA) assinou contrato com a empresa Marquise das obras de infraestrutura dos lotes 4 e 5 da ferrovia no Ceará, abrangendo 101km entre Acopiara e Quixeramobim, fortalecendo a malha ferroviária e impulsionando a conectividade em direção ao Porto do Pecém. Todas as etapas de execução do projeto são acompanhadas e fiscalizadas pela ANTT, que visa o desenvolvimento logístico do Nordeste e do Brasil.
A iniciativa tem um investimento total de R$ 6,5 bilhões e promete gerar um impacto significativo na economia local, criando 1,3 mil empregos diretos. A fase 1 do projeto está programada para finalizar em 2027, crucial para o início da operação da ferrovia, que terá uma extensão total de 1.206 km. Para concluí-la, será preciso fazer a conexão do sertão do Piauí, partindo da cidade de Eliseu Martins, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE).
A operação conta com terminais para grãos, definida entre Iguatu e Quixadá, e combustíveis e fertilizantes, que serão determinados posteriormente. A Transnordestina vai abranger também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores da região.
“São mais 1.206 km de extensão e investimento de quase R$ 10 bilhões para a construção da Transnordestina e as adequações no Complexo Portuário do Pecém. A ferrovia vai dar mais agilidade no transporte de mercadorias, reduzindo os gastos das empresas.” afirma o governador Elmano de Freitas em suas redes sociais.
25 de janeiro de 2024 às 15:00