Surfista Cearense, Silvana Lima, conquista Pan-Americano de Surfe
Por Redação - Conexão085
A surfista cearense, Silvana Lima, conquistou a medalha de ouro nas finais da categoria shortboard. A atleta de 38 anos teve que ver a canadense, Sanoa Olin, liderar a bateria final com 7.60 pontos na frente. Entretanto, a nordestina aproveitou as diferentes ondas do local do torneio e sua experiência para fazer uma melhor atuação, conseguindo um total de 13.16 pontos, garantindo assim, o posto mais do pódio com uma boa vantagem para a medalhista de prata, Chelsea Tuach, de Barbados que teve 9.77 como pontuação. A Argentina, com Lucia Indurian, levou o bronze (9.50).
O resultado fez o Brasil ficar em primeiro lugar no ranking geral com 12.350 pontos, vencendo o Pan-Americano de surfe disputado na cidade de Santa Catalina, no Panamá.
Na final masculina, outro brasileiro venceu a competição, Krystian Kymerson que teve uma batalha acirrada ponto a ponto com canadense, Cody Young. Os dois de maneira repetitiva ficaram na primeira colocação ao longo do torneio, mas na última onda o brasileiro ficou na frente com um total de 17.04, uma diferença pequena ao 16.44 do esportista canadense.
O torneio vencido pela cearense é um qualificatório para os jogos Pan-americanos de Santiago de 2023. O resultado fez Silvana Silva está pré-qualificada para a competição. Por conta da prioridade das vagas serem para atletas do mundial de Surfe, caso nenhuma brasileira fique no top 5 da disputa, Silvana terá a sua participação garantida. Caso participe do Pan de Santiago, a cearense terá a chance de garantir a sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Somente Tatiana Weston-Webb está na elite mundial do surfe e já garantida nos próximos jogos olímpicos. No masculino, o Brasil pode ter até duas vagas através da WSL.
3 de maio de 2023 às 8:30