Storytelling: como criar narrativas perfeitas para engajar seu público. Por Rayssa Thomaz

Por Redação - Conexão085

Foto: Divulgação

O storytelling é considerado uma das artes mais antigas que envolvem a comunicação humana. Fundamental até hoje, o sucesso da prática está diretamente relacionado à estratégia de conteúdo utilizada em sua realização.

A técnica do storytelling é essencial para fazer com que clientes se engajem com os conteúdos de uma marca. Saber como contar uma boa história pode ser aquilo que falta para estabelecer uma conexão forte com eles e, assim, desenvolver uma relação benéfica.

Para contar algo de forma eficiente, é essencial utilizar a metodologia com foco na pré e na pós-produção, assim como durante o projeto. Todas as etapas são extremamente importantes e estar atento a elas influencia diretamente no resultado.

Além de estabelecer uma linha narrativa com começo, meio e fim, o storytelling também preza pela decisão da melhor forma de contar uma história, tendo como objetivo conseguir a atenção do público-alvo da mensagem e engajá-lo.

É essencial contar uma história consistente em tudo que envolve a comunicação de uma marca. Eventos, fashion films, campanhas, conteúdos para as redes sociais e todas as demais iniciativas de comunicação precisam estar alinhadas. Dessa forma, torna-se mais fácil prender o público em sua narrativa e garantir sua atenção. É por essa razão que a ideia de sequência é tão importante no storytelling.

Toda narrativa de sucesso costuma ser concluída com um Call To Action (CTA), uma chamada para ação, em tradução literal. Ela serve para indicar o próximo passo que a empresa deseja que seu público realize. A forma perfeita de finalizar o storytelling é com um CTA que direcione os seguidores para interagir com o perfil da marca, realizando a compra daquilo que está ofertado de forma natural. Uma dica bacana é utilizar verbos no imperativo ou no infinito no CTA.

Boas histórias têm o poder de vender. Mas para criar um storytelling, é preciso entender também sobre sentimentos, motivações, ações e comportamentos. Conhecer as necessidades da persona à qual o conteúdo se direciona é essencial. O storytelling é a receita que faz com que o conteúdo não seja só mais uma informação avulsa, mas sim cative as pessoas efetivamente.

Rayssa Thomaz
Especialista em Marketing de Moda
Diretora da Yssa Agência e Yssa Marketing

16 de outubro de 2022 às 16:00

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