Somos um ecossistema de notícias, negócios e conexões.

Publicidade

MARQUISE INCORPORAÇÕES
DEEP – Topo
MOTA MACHADO – Topo
HOLANDA POR DULCE SILVEIRA – Topo
SHOPPING ALDEOTA – Topo
WR ENGENHARIA – Topo

Compartilhe:

Solenidade marca certificação Microsoft Showcase School nas escolas SESI SENAI Ceará

Na manhã desta segunda-feira (19), na Escola SESI de Referência Fernando Cirino Gurgel, em Maracanaú, foi realizado o momento solene que representa a certificação de todas as escolas da Rede SESI SENAI Ceará com o selo Microsoft Showcase School.

Em 2025, as seis escolas cearenses receberam o reconhecimento da Microsoft, o que representa a inserção em uma rede global de instituições que se destacam pelo uso inovador da tecnologia na educação.

Hoje, com a presença do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, os alunos da unidade, representando os mais de oito mil estudantes da rede, acompanharam o descerramento da placa oficial.

“Este é um momento muito especial porque o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, toda a sua Diretoria e os Conselhos SESI e SENAI têm uma diretriz muito forte: alavancar a educação do nosso estado com qualidade. A certificação envolve grandes exigências, desde a proficiência dos nossos professores ao engajamento dos nossos alunos, na implementação de metodologias de última geração, como as da Microsoft.”, comenta Paulo André.

Ele lembra que das cerca de 500 escolas do SESI em todo o Brasil, apenas 88 foram contempladas com a certificação “Showcase School”. No caso do Ceará, todas as seis unidades da rede SESI SENAI conquistaram o selo: Parangaba, Centro e Barra do Ceará (em Fortaleza), Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. “Essa conquista também foi possível graças ao apoio dado pelo Departamento Nacional do SESI, por meio do Diretor Superintendente, Paulo Mól, e do Superintendente de Educação Básica, Wisley Pereira, a quem agradeço”, completou.

Além de Paulo André Holanda, também estavam presentes o Diretor da Escola, Eduardo Coelho e a Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, que explica que a certificação é anual e, portanto, em 2026, a missão continua.

“Ter as nossas seis escolas certificadas como Showcase School é motivo de muita satisfação porque significa que estamos plenamente dentro da proposta SESI de educação, de uma escola tecnológica que faz uso das ferramentas para que o estudante tenha acesso a muito mais possibilidades. Em 2026, com a nova escola de Horizonte, vamos tentar novamente nos submeter, em termos de trabalho e prática educacional, para que consigamos a certificação novamente”.

“Dentro dessas ferramentas da Microsoft, nós temos o Minecraft, o próprio pacote Office, com vários programas. Portanto, temos a oportunidade de apresentar todo o trabalho pedagógico, tanto professores como estudantes, de uma forma mais interessante. Portanto, essa certificação é muito importante para a escola”, comenta o Diretor Eduardo Coelho.

Também participaram do momento: o Gerente da Unidade de Operações e Negócios, Walaci Fialho; o Gerente do SENAI Maracanaú, João Giffoni; o Gerente do Instituto SESI SENAI de Tecnologia, Carlos Egberto Mesquita; a Assessora Especial da Superintendência do SESI Ceará, Manoella Amaro; e o Assessor de Comunicação da Diretoria SESI SENAI Ceará, Richell Martins; além de docentes e colaboradores da unidade escolar.

Sobre o programa Microsoft Showcase School

O programa está presente em dezenas de países, ao redor do mundo, e sua base é o Microsoft Education Transformation Framework, que orienta as escolas em quatro pilares: Liderança & Política; Ensino & Aprendizagem; Ambientes Inteligentes; e Sucesso do Aluno e da Escola.

O caminho para se tornar uma Microsoft Showcase School envolve várias etapas estruturadas, com a participação no Showcase Incubator Path – um programa preparatório que inclui atividades de desenvolvimento para gestores e docentes -, a implementação de estratégias alinhadas ao Microsoft Education Transformation Framework e o desenvolvimento de competências tecnológicas, por meio do programa Microsoft Innovative Educator Expert (MIE-Expert).
.
A candidatura é feita pela própria instituição de ensino, por meio de um formulário específico, disponibilizado pela Microsoft, e exige que a escola demonstre seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua da educação.

Publicidade

GRUPO DE MÍDIA CEARÁ – Final

VEJA
TAMBÉM