Sistema de drenagem do gramado do Castelão terá o dobro da capacidade após reforma
Por Redação 085 - Conexão085
Duas semanas após o início dos trabalhos, a reforma de toda a estrutura do gramado da Arena Castelão, maior e mais moderno estádio do Ceará, está na fase de revisão e ampliação do sistema de drenagem.
Está sendo feita a instalação de novos tubos e da manta de drenagem. A estrutura atual recebe troca de material ao mesmo tempo em que está sendo dobrada a extensão de valas e drenos, aumentando a capacidade de drenagem.
Em formato de espinha de peixe, o mecanismo disposto na camada mais profunda do gramado do Castelão salta de 1.850 metros de tubulação para 3.700 metros. Depois dessa etapa, serão depositadas as camadas de brita e de areia, para plantio da nova grama.
“Aproveitamos cerca de 20% da tubulação antiga. Estamos intercalando onde está sendo aproveitada a tubulação com a colocação de tubos novos. A obra está dentro do cronograma, apesar de essa fase atual ser mais de trabalho manual”, detalha Larissa Augusto, engenheira civil da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Reforma
Com investimento de R$ 1,95 milhão, está sendo executada a revisão de toda a estrutura de campo de jogo e a troca completa do gramado da Arena Castelão. Inicialmente, a reforma estava prevista para o fim da temporada de 2021, mas foi adiada por solicitação de Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube. O prazo da obra é de cerca de 90 dias.
Com 49 anos de existência, o Estádio Governador Plácido Castelo (Arena Castelão) é o maior palco de eventos esportivos do Ceará e uma das praças esportivas mais modernas do Brasil.
Foi palco de importantes jogos na Copa das Confederações e Copa do Mundo do Brasil, em 2013 e 2014, respectivamente, além de recentes disputas da Série A do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Copa Sul-Americana.
Na temporada 2022, a Arena Castelão foi o estádio brasileiro com maior agenda de jogos oficiais. Foram 73 jogos oficiais, à frente de Maracanã (Rio de Janeiro) e Mineirão (Belo Horizonte), que tiveram 65 partidas cada.
Pelo gramado do Castelão, a bola rolou em partidas de campeonatos regionais, nacionais e internacionais: sete do Campeonato Cearense, 13 da Copa do Nordeste, seis da Copa do Brasil, 38 do Campeonato Brasileiro (Série A), cinco da Sul-Americana e quatro da Libertadores da América. Uma média de uma partida a cada cinco dias.
1 de dezembro de 2022 às 14:12