Sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza está com 100% da capacidade

Por Redação 085 - Conexão085

Com isso, a RMF fica sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão. Foto: José Wagner/ Cogerh.

Uma excelente notícia para a segurança hídrica do Ceará! Registrando 100% da capacidade total de armazenamento, os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba estão atualmente em uma situação confortável, principalmente se comparada a anos anteriores.

Esse cenário favorável do sistema hídrico gera uma autonomia de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão.

Nessa mesma data, em 2021, o sistema registrava 71% de sua capacidade. O cenário de mais tranquilidade dos açudes da RMF permitiu também a revogação do Ato Declaratório que insere a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana na condição de escassez hídrica.

Um dos exemplos dos efeitos da quadra chuvosa positiva no Ceará foi o açude Pacoti. Devido aos anos seguidos de estiagem, o reservatório não vinha acumulando aportes expressivos, mas a situação reverteu de vez este ano. Sem sangrar desde 2009 o Pacoti teve seu primeiro vertimento após esse período no último dia 15 de maio.

23 de maio de 2022 às 14:44

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio