Setor de alimentação fora do lar retoma margem no Ceará e em todo o país
Por Redação - Conexão085

Com o movimento voltando após o fim das restrições e boas notícias no campo econômico no país, os bares e restaurantes aos poucos vão recuperando as margens e conseguindo respirar. É o que aponta nova pesquisa da Abrasel, feita em todo o território nacional.
A entidade ouviu 1670 empresários, entre os dias 24 e 31 de agosto. No Ceará, cerca de 42% dos estabelecimentos afirmam que já conseguem trabalhar com lucro, enquanto menos de um quinto ainda registram prejuízo e outros 39% trabalham em equilíbrio.
O faturamento em alguns estabelecimentos também merece destaque, onde 64% dos bares e restaurantes registraram em julho de 2022 um faturamento maior em comparação ao mesmo período em 2021.
Outro ponto de destaque na pesquisa mostrou que 36% dos estabelecimentos pretendem contratar novos funcionários até o fim de 2022. Enquanto isso, mais da metade espera manter o quadro de funcionários e somente 9% tem a intenção de demitir.
“Aos poucos, no Ceará, os estabelecimentos vão retomando as margens. Temos quase metade das empresas realizando lucro, mas ainda há preocupação com os 19% que trabalham no prejuízo. De todo modo, é animador ver que mais de um terço pretende contratar novos funcionários”, destaca Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.
Resultados nacionais
Nacionalmente, quase metade (45%) dos bares e restaurantes afirmam já ter fechado o mês de julho com lucro. O número de estabelecimentos trabalhando com prejuízo também caiu, de 26% para 19%, o menor patamar desde o começo da pandemia.
“Estamos retomando as margens aos poucos, graças a alguns fatores positivos, como a queda dos índices de inflação e a injeção de dinheiro na economia através de programas sociais”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
“A volta do movimento, com o fim das restrições, aponta para um segundo semestre bom para a maioria. Devemos ter a confirmação da nossa previsão de gerar mais 100 mil novas vagas até o fim do ano. Mas não podemos descuidar daqueles que ainda não conseguiram colocar o negócio nos trilhos”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
O otimismo no setor se reflete na intenção de contratar: 38% dizem que irão admitir novos colaboradores até o fim do ano, contra 36% do mês anterior. Outros 54% esperam manter o quadro atual de funcionários, e apenas 7% dizem que podem demitir. No horizonte, a chegada do verão e a Copa do Mundo também contribuem para as projeções de melhora.
Na questão do crédito também houve pequena melhora na pesquisa. Embora o número de empresas com empréstimos bancários tenha ficado estável, caiu o número das que se encontram inadimplentes com empréstimos regulares (de 27% para 23%). A inadimplência em relação ao Pronampe se manteve no mesmo patamar, em 15%.
17 de setembro de 2022 às 13:00