Senai Ceará lidera empregabilidade industrial no Brasil e no Nordeste
O estudo avaliou os desempenhos em Técnico de Nível Médio e Qualificação Profissional
Por Redação 085 - Conexão085
                                                            O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) alcançou o maior índice de empregabilidade por ocupação na indústria, na categoria de Aprendizagem Industrial, entre todos os departamentos regionais do País. O dado integra a pesquisa do Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do Senai (SAPES), realizada pelo Departamento Nacional para o triênio 2023-2025.
De acordo com o levantamento, o Ceará registrou 62% de empregabilidade nessa modalidade, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional e também no Nordeste. O Amazonas aparece na segunda posição, com 61,9%, e o Maranhão em terceiro, com 58,9%.
O estudo também avaliou os desempenhos em Técnico de Nível Médio e Qualificação Profissional. No Nordeste, o Ceará lidera em todas as modalidades e é o único estado da região a registrar crescimento em todos os percentuais.
No cenário nacional, além da liderança em Aprendizagem Industrial, o Ceará ocupa o 6º lugar em Técnico de Nível Médio e o 10º lugar em Qualificação Profissional.
Preferência das empresas
O levantamento do SAPES apontou ainda a preferência dos empregadores por profissionais formados pelo Senai. No caso da Aprendizagem Industrial, 92,2% das empresas demonstram preferência por egressos da instituição. Na Qualificação Profissional, o índice chega a 90,1%, enquanto na formação de Técnico de Nível Médio alcança 88,4%.
8 de outubro de 2025 às 11:00

                                                                    
                                                                    
                                                                    









