O SENAI Ceará firmou uma parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) com o objetivo de fortalecer o programa SAGA SENAI Empreendedora, iniciativa voltada à promoção da inovação e do empreendedorismo no estado.
De acordo com o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, o programa busca ampliar as oportunidades para estudantes dos cursos técnicos, conectando-os ao ecossistema de inovação. “É uma diretriz investir na inserção desses jovens em um ambiente real de oportunidades, onde possam desenvolver soluções, empreender e contribuir para o desenvolvimento da indústria e da sociedade”, afirmou.
A entrada da Funcap é considerada um avanço na consolidação de uma rede colaborativa que integra educação, pesquisa e setor produtivo. A parceria amplia as possibilidades de desenvolvimento tecnológico, fomento à pesquisa aplicada e geração de soluções inovadoras com impacto direto na indústria cearense.
O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Tarcísio Bastos, destacou que o programa proporciona vivência prática aos alunos, utilizando a infraestrutura do SENAI, como laboratórios e ambientes de inovação. Segundo ele, a iniciativa fortalece o protagonismo dos estudantes e amplia suas perspectivas de atuação profissional.
Já o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares, ressaltou que a cooperação representa um avanço na integração do ecossistema de inovação do Ceará, ao apoiar projetos voltados a desafios reais da indústria e transformar investimentos em ciência e tecnologia em desenvolvimento econômico.
A gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, enfatizou que o projeto também valoriza o potencial de alunos e docentes, ao dar visibilidade a soluções e projetos inovadores desenvolvidos no ambiente educacional.
Além da Funcap, o programa conta com a participação de parceiros como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Observatório da Indústria, além do engajamento de empresas cearenses, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.
O SAGA SENAI Empreendedora tem como proposta estimular o empreendedorismo entre alunos do ensino técnico por meio de experiências práticas, desafios reais e desenvolvimento de projetos com potencial de mercado. O lançamento oficial do programa deve ocorrer em breve.



















