Sebrae e parceiros unem forças para desenvolver ecossistema de inovação no Ceará

Por Redação - Conexão085

Foto: Edimar Soares

Diversos atores que formam o ecossistema de inovação do Ceará estão se unindo para criar a Rede de Ambientes de Inovação. O objetivo é fortalecer e desenvolver o ecossistema cearense de empreendedorismo e inovação, por meio da criação de novos negócios, o que possibilitará a inclusão econômica e social dos cearenses nas regiões estratégicas do Estado.

A ideia surge a partir do potencial já existente no Estado. O Ceará ocupa a 8ª posição ranking nacional do Índice de Inovação dos Estados 2023, elaborado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O Estado ainda desponta como 1º lugar no Nordeste, segundo o mesmo estudo. Outro dado que comprova o potencial é o mercado de startups, que já em 2019, tinha crescido 36,5% e, mesmo diante do impacto da pandemia da covid-19, seguiu avançando.

Em 2020, o Estado chegou a 187 startups, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Em 2022, essa expansão se mostra ainda mais consolidada. De tal forma que Fortaleza aparece como a cidade mais inovadora do Nordeste, segundo a pesquisa Startups Maps NE 2022, que analisou os números do primeiro trimestre.

Naquele mesmo ano, a Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação (Ugai) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) realizou o “Mapeamento das Startups Cearenses”. O estudo identificou potências e desafios do setor de inovação local. Hoje, existem 640 mil empresas no Estado, somando todos os setores e segmentos. Desse universo, foram identificadas 440 startups, sendo 270 com CNPJ e as demais em processo de crescimento. Além disso, há 46 empresas de games.

“Foi possível perceber que inovação centralizada em Fortaleza não seria suficiente. Faz-se necessário contemplar as 640 mil empresas existentes no Ceará para tornar-se uma ação estadual e não apenas local”, conta o articulador da Ugai, Herbart dos Santos Melo. Entre os desafios, ele destaca a governança. “Fazer com que as instituições, juntas, desenvolvam um mesmo trabalho e se complementam”, explica.

Construindo a Rede de Inovação

O primeiro passo foi expandir os Centros de Inovação (CI) para demais municípios cearenses, ampliando o ecossistema do setor. Os CIs têm como principal função a pesquisa e o desenvolvimento, direcionando políticas públicas e fazendo com que os atores do ecossistema atuem em conjunto. O Ceará Habitats Digitais, em Fortaleza, é o 1º CI do Ceará. Em fase de planejamento, o equipamento foi concebido em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

“O centro vem somar aos demais hubs de inovação e traz a proposta de conectar todos os atores de inovação e tecnologia para criar uma grande rede que impulsione e promova o desenvolvimento econômico e sustentável do Ceará”, avalia Herbart.

O Sebrae-CE e parceiros têm a previsão de, além do de Fortaleza, viabilizar outros três Centros no Estado: Sobral, Juazeiro do Norte e Sertão Central. Herbart conta que, a partir daí, gestores municipais passaram a se interessar pelo projeto e buscaram se conectar com a estratégia. Então, surgem os Centros de Referência (CR).

“São espaços voltados para geração de conhecimento e trocas de saberes em temas estratégicos e fundamentais ao fomento do empreendedorismo e competitividade dos pequenos negócios”, esclarece o articulador da Ugai.

São eles: CR do Café (Baturité), CR Ovino e de Hortifrutigranjeiros (Ibiapaba), CR Ovino, de Caprinocultura, de Apicultura e de Empreendedorismo Digital (Tauá), CR de Comércio Varejista (Iguatu), CR de Fruticultura (Russas e Limoeiro do Norte), CR de Economia do Mar (Aracati) e o CR de Moda (Juazeiro do Norte).

O projeto entende que ter somente ecossistemas locais não é suficiente: “É preciso que eles estejam integrados, possam compartilhar soluções, experiências e potencializar suas expertises. Foi necessário criar uma estratégia diferente, aproximar-se das Comunidades de Startups pré-existentes (Cariri e Fortaleza) e incentivar a criação das Comunidades de Inovação nas demais regiões do Estado”, diz Herbart dos Santos Melo.

O projeto conta com duas Comunidades de Inovação em Sobral e as demais em Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Baturité, Sertão Central, Tauá, Ibiapaba, Acaraú e Amontada e Iguatu.

Próximos passos

Os próximos passos da Rede de Inovação do Ceará passam por pilotar espaços de Fablab, ambiente que permite que qualquer pessoa com ideia inovadora possa materializar sua ideia com mais rapidez e menor custo, fomentando o surgimento de negócios inovadores.

Siará Tech Summit

Para consolidar o engajamento e representatividade desses atores, o Sebrae criou o Siará Tech Summit, um evento que tem a proposta de conectar as empresas tradicionais com negócios inovadores de todo o Estado, gerando negócios, discutindo temáticas e assuntos que são relevantes para os atores e desenvolvimento do Estado do Ceará, fortalecendo uma Rede Integrada de Inovação, denominada de Siará Valley. O evento vem para aproximar e empoderar todos esses atores e apresentá-los à sociedade de forma integrada.

Conheça outros projetos de inovação do Sebrae-CE

O antigo Núcleo de Assistência Industrial (NAI), em 1971, era um sistema de apoio à pequena e média empresa que já existia em todo o Nordeste e que era coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Foi evoluindo e, em 1991, se transformou no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (Sebrae-CE). Os anos de história do Sebrae no Ceará se confundem com a própria história do desenvolvimento econômico cearense.

Ao longo de todos esses anos, vem cumprindo a missão de promover competitividade e desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo, em consonância com as prioridades estabelecidas pelo Conselho Deliberativo. Assim, vem atuando em várias frentes em prol das micro e pequenas empresas do Estado: desburocratização; universalização do crédito e ampliação das diversas formas de capital; promoção da educação empreendedora da cooperação; garantia de acesso a mercados; e acesso à tecnologia e estímulo à inovação. Além de incentivar a criação da Rede de Ambientes de Inovação, conta com outros projetos que fortalecem o setor no Estado.

Sebraelab

O Sebraelab nasceu com a proposta de ser um ambiente de estímulo à criatividade, à inovação e à experimentação apoiado por metodologias ágeis e flexíveis, capazes de gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócio inovadores.

Sebrae Developers

É o maior programa de Desenvolvimento de Jogos do Estado do Ceará, que tem por objetivo formar, incentivar e fomentar empreendedores do mercado de desenvolvimento de games. Todo cearense que esteja interessado em criar um estúdio de jogos, ou fazer parte de um estúdio de jogos pode participar. O programa é gratuito e composto de uma trilha de aprendizagem imersiva em games, conta com atividades online. São oferecidos workshops, palestras, oficinas, dinâmicas em grupo, exercícios de acompanhamento, ações de inclusão, dev shows, mentorias, consultorias e demo day.

StartupCE

O StartupCE é um programa que trabalha a Pré-Aceleração e Aceleração de Startups, promovendo a capacitação de empreendedores que querem colocar suas ideias de negócios inovadoras no mercado de forma rápida e consistente. Além disso, as equipes com melhor desempenho ao longo do Programa apresentarão suas startups para potenciais investidores em evento final no formato de DemoDay.

O StartupCE tem um conteúdo programático com várias fases: De divulgação, sensibilização, inscrição e seleção das startups e iniciativas. A fase de pré-aceleração, que tem foco na modelagem de negócios e avaliação do potencial de mercado. A fase de aceleração, com foco no desenvolvimento das selecionadas na fase anterior, para acesso a mercado, estruturação e crescimento de vendas, além de conexão com o ecossistema nacional de investimentos, além de capacitações e mentorias realizadas de maneira on-line. E a fase de encerramento do programa, feita através do Demoday.

Vale destacar que, durante o StartupCE , são realizados workshops temáticos da pré-aceleração a aceleração; mais de 400 horas de consultoria “one to one”; forte networking e conexão; metodologia atualizada e personalizada; acesso ao Ecossistema de Inovação do Sebrae; acesso às oportunidades do Sebrae e Parceiros nacionais e internacionais. Tudo totalmente gratuito.

Fonte: O Otimista

2 de janeiro de 2024 às 8:30

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio