Sebrae e Embratur apresentam plano de ampliação do turismo cearense no cenário internacional
A ação faz parte de um conjunto de documentos elaborados para estado com foco na promoção.
Por Monike Lima - Conexão085
De acordo com os dados mais recentes divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, o Ceará registrou, em agosto de 2025, um crescimento de 8,7% no volume das atividades turísticas em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse é o melhor resultado entre os estados nordestinos e o quarto maior de todo o país.
Com esse desempenho, o Ceará mantém a liderança regional pelo terceiro mês consecutivo e se coloca acima da média nacional, que chegou a 4,6%, e da média do próprio Nordeste, que é de 5,6%. Nos últimos 12 meses, o estado também acumula uma alta expressiva de 8,7%, reforçando sua trajetória de expansão contínua e sustentável no turismo.
Ao longo dos próximos anos, o Brasil quer ampliar a visibilidade do Ceará no exterior. Para isso, a Embratur apresentou ao trade turístico o Plano Brasis Ceará, documento que integra o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, desenvolvido em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O plano tem como propósito ampliar a visibilidade do Ceará no cenário global, atraindo visitantes estrangeiros e impulsionando a geração de emprego, renda e negócios no setor.
Para Carlos Viana, assessor técnico da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, é extremamente importante preparar os empreendedores para essa nova fase de expansão internacional. “Nessa missão de uma estratégia nacional, é muito importante ter a percepção de que essa promoção no exterior fortalece ainda mais o Ceará. O papel do Sebrae/CE é ajudar para que os pequenos negócios ligados ao trade turístico estejam preparados para receber esses turistas que virão ao nosso estado a partir dessa ação.”
Depois de categorizado como destino internacional, o objetivo agora é que as Secretarias de Turismo, convention bureaux, operadores e o trade local atuem de forma coordenada e em uma narrativa única de promoção do estado. Essa integração é essencial para o aumento do fluxo de turistas internacionais.
28 de outubro de 2025 às 13:28











