Sebrae/CE leva cachaça de Viçosa do Ceará para o maior evento de arquitetura do Estado
Por Redação - Conexão085
Um espaço especial voltado para valorizar e divulgar os pequenos produtores de cachaça de Viçosa do Ceará. É desta forma que o Sebrae/CE participa da 26ª edição da CASACOR Ceará, maior mostra de Arquitetura, Arte, Design de interiores e Paisagismo do estado, que começa nesta quinta-feira (24), na avenida Almirante Barroso, 500, Praia de Iracema.
Além da ambientação, trazendo elementos que remetem à Serra da Ibiapaba, a Cachaçaria do Sebrae, projetada pela designer de interiores, Kel Oliveira, também trará, durante os dias do evento, exposição e comercialização de produtos do município que ostenta o Selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A certificação é um reconhecimento à qualidade e relevância cultural da produção de aguardente no município, tendo algumas delas inclusive conquistado premiações nacionais e internacionais, como é o caso da cachaça Aviador, que entre outras premiações, recebeu o prêmio de Cachaça do Ano 2023 em uma competição na Austrália.
Estarão presentes no espaço da Cachaçaria na CASACOR, produtos de empreendedores que integram a Rota dos Engenhos, roteiro turístico e cultural do município de Viçosa do Ceará, fruto da articulação do Sebrae/CE, da Prefeitura de Viçosa do Ceará e da Associação dos Amigos Produtores de Cachaças Superiores de Viçosa do Ceará (APCVIC).
Para a gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, a participação da instituição na CASACOR Ceará deste ano inova ao unir em um único espaço, produção agroindustrial, cultura e turismo, dando destaque aos produtores de Viçosa do Ceará.
“O município se tornou uma referência do país pela qualidade de seus produtos, fruto do espírito empreendedor de seus produtores locais. E o Sebrae tem sido um parceiro desses empreendedores seja na capacitação e qualificação, seja na realização de eventos como o Festival Viçosa, Mel e Cachaça, de missões técnicas ou na estruturação da Rota dos Engenhos”.
Ainda segundo ela, a participação destes empreendedores na CASACOR Ceará será uma grande oportunidade de ampliar ainda mais a visibilidade para os produtos e para o próprio município. “A CASACOR é um dos maiores eventos do estado e que a cada ano recebe um grande número de visitantes. Então é um momento importante para apresentar a cachaça de Viçosa do Ceará para mais pessoas de Fortaleza e de outros locais que vêm ao evento”.
O espaço
De acordo com a designer Kel Oliveira, o espaço é um tributo à autenticidade do sertão cearense, combinando a sofisticação e a rica cultura regional em um espaço de 80m². “O ambiente oferece uma experiência sensorial única, convidando os visitantes a degustar cachaças artesanais em um cenário que mescla tradição e modernidade”.
Inspirado pela geografia da Serra da Ibiapaba, o projeto utiliza materiais naturais como madeira de reflorestamento e pedras in natura, além de elementos artesanais exclusivos, como o cobogó Brisa. A sustentabilidade é central, com soluções ecoeficientes e biofílicas, como iluminação em LED e plantas naturais.
Já o design valoriza a convivência, com uma mesa central para degustação, enquanto as cores quentes e texturas naturais evocam a rusticidade e a sofisticação.
CASACOR Ceará
Ocupando um imóvel que possui cerca 5 mil m² de área construída, associados a outros 2,5 mil m² de área livre em outro terreno vinculado ao imóvel, a CASACOR Ceará terá em torno de 40 ambientes projetados e decorados pelos mais renomados profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo da cidade de Fortaleza.
Neste ano, o evento traz a temática “De presente: o agora”, provocando profissionais a desenvolverem projetos “alinhados com os desafios sociais e ambientais da contemporaneidade”. Ele também faz um convite ao público e todo o segmento envolvido na mostra a refletir sobre como as decisões que tomamos cotidianamente podem refletir no futuro
Indicação Geográfica
No dia 24 de abril de 2024, a Revista da Propriedade Industrial (RPI) trouxe a concessão do registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), para Viçosa do Ceará, como centro produtor de cachaça. Esta é a 123ª IG registrada no Instituto em todo o país, sendo 88 IPs e 35 Denominações de Origem (DOs).
No Brasil, o selo de Indicação Geográfica é conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do governo federal. O reconhecimento é concedido a uma região que ficou conhecida ou apresentou vínculos relativos à qualidade e características de um produto ou serviço, conforme estabelecido na Portaria INPI/PR Nº 4, de 12 de janeiro de 2022.
Serviço
- CASACOR Ceará
- Data: 24 de outubro a 8 de dezembro
- Local: Avenida Almirante Barroso, 500, Praia de Iracema, Fortaleza
- Preço: valores de inteira a partir de R$ 90
- Mais informações: @casacorceara no Instagram
23 de outubro de 2024 às 11:13