Sebrae/CE e Prefeitura lançam Programa “Redenção de Portas Abertas”
Por Redação - Conexão085
Localizado a 60 quilômetros de Fortaleza, o município de Redenção tem sua a história econômica ligada à cultura canavieira, sw alambiques e ao turismo cultural e histórico por ter sido a primeira cidade a libertar os escravos no Ceará.
Mas esse realidade está mudando. Hoje sua população ancora, através da UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, estudantes de dez países africanos, jovens de Angola, Moçambique, Guiné … numa parceria que faz intercâmbio, com a própria Redenção e o Estado do Ceará.
E é nesse contexto que os moradores repensam um novo capítulo de sua história, nos diversos segmentos da economia criativa para, a partir desses atores, criar as bases para atrativos e produtos turísticos para o município. E um trabalho de construção defendido pelo Prefeito Davi Benevides e o empreendedorismo local.
Daí a realização sobre Economia Criativa e Empreendedorismo que marcou esse novo momento em que Redenção busca uma ressignificação da cidade, através da relevância de outros setores econômicos, em especial, da Economia Criativa. Essa é a proposta do Cidade Empreendedora para o município, numa parceria da Prefeitura Municipal e Sebrae Regional Maciço de Baturité.
Marketing
A ideia é instalar um Programa de Marketing Territorial e inclusão produtiva que evidencie as potencialidades socioeconômicas, propicie negócios inovadores, fortaleça o tecido empresarial, atraia novos investidores e, de forma eficiente, promova o desenvolvimento territorial.
Por isso, o Projeto foi batizado de “Redenção de Portas Abertas”, na intenção de instalar uma ambiência propícia para um futuro circuito turístico criativo no Centro da Cidade, baseado na construção do tema liberdade, integrado com às produções locais, contando com a colaboração de artistas brasileiros renomados, convidados a ministrar oficinas profissionalizantes e contribuir na composição destes circuitos.
Portanto, a proposta de ressignificação da Cidade é transversal ao ciclo de oficinas técnicas e de gestão empresarial que estarão vinculadas à cadeia produtiva que, em última análise, gerará renda, conhecimento, qualificação e inclusão produtiva local.
O conceito do circuito portas abertas é inclusivo. Integra a produção agro artesanal e segmentos da Economia Criativa associadas ao turismo.
Na prática, o projeto pretende capacitar e inovar nos serviços ofertados, resgatando a culinária de tradição, ofícios artesanais, atrativos naturais, cultura popular, arquitetura e história que, contextualizados, gerarão um circuito de visitação e comercialização desde espaços públicos, naturais até espaços transformados em portas abertas como o futuro “Circuito da Liberdade”.
Redenção possui um patrimônio histórico diferenciado e manifestações de arte urbana como uma ferramenta para a revitalização, além de criar um senso de identidade e pertencimento na comunidade.
31 de outubro de 2023 às 15:25