Sebrae/CE e CASACOR Ceará realizam visita técnica à Rota dos Engenhos na Ibiapaba

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Divulgação

Conhecer o trabalho dos engenhos de produção de aguardente de Viçosa do Ceará e pesquisar elementos arquitetônicos característicos destes equipamentos. Este foi o objetivo da missão técnica promovida pelo Sebrae/CE, em parceria com a CASACOR Ceará, aos equipamentos que integram a Rota dos Engenhos no município da região da Ibiapaba.

A ideia é que elementos destes equipamentos, bem como a cachaça produzida na região, possam compor o espaço do Sebrae/CE na 26ª edição da CASACOR Ceará, que será realizada de 17 de outubro a 1º de dezembro, em um espaço de 7.000m² na Praia de Iracema. Participaram da missão, os diretores da CASACOR Ceará, Neuma Figueirêdo e Pedro Esdras, a gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, a analista do escritório do Sebrae/CE na Ibiapaba, Márcia Caroline e a designer de interiores, Kel Oliveira.

Além de premiadas em eventos nacionais e internacionais do segmento, a cachaça produzida em Viçosa do Ceará também ostenta o título de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em reconhecimento à qualidade e relevância cultural na produção de aguardente no município.

Durante dois dias, o grupo visitou as cachaçarias Almendra, Aviador, Mapirunga, Nogueira e a Casa dos Licores, que integram a Rota dos Engenhos, roteiro turístico do município, fruto da parceria entre Sebrae/CE, Prefeitura de Viçosa do Ceará e da Associação dos Amigos Produtos de Cachaças Superiores de Viçosa do Ceará (APCVIC).

No roteiro, que busca valorizar a tradição dos engenhos de cana de açúcar do município, os visitantes puderam aprender sobre o processo produtivo de aguardente local, visitar os equipamentos e atrativos e vivenciar um pouco das histórias das famílias da região envolvidas na produção.

De acordo com Cattleya Guedes, a proposta do Sebrae/CE é retratar na CASACOR deste ano a produção de aguardente de Viçosa do Ceará para que um número cada vez maior de pessoas possa conhecer mais sobre a cultural local, a qualidade destes produtos e a tradição do município neste processo produtivo.

“O Sebrae já vem há alguns anos trabalhando junto a estes produtores em diversas ações que envolvem desde a melhoria da produção de cana-de-açúcar, passando pelo beneficiamento das agroindústrias até os segmentos da Economia Criativa, como o artesanato e as experiências turísticas proporcionadas por estes engenhos. E este ano resolvemos contar um pouco desta história de sucesso de Viçosa do Ceará para os visitantes deste grande evento, a CASACOR Ceará”, destaca a gestora do Sebrae/CE.

Para isso, segundo Cattleya, foi muito importante que tanto os gestores da CASACOR Ceará, como a designer responsável pela ambientação do espaço do Sebrae/CE, pudessem ver de perto este trabalho e o quanto ele impacta na economia do município e na vida das pessoas que moram no local. “A missão técnica foi uma verdadeira imersão nesta tradição de Viçosa do Ceará e no contato com os produtores locais, que tenho certeza de que fará a diferença na hora de retratar este trabalho durante a CASACOR”.

A diretora da CASACOR Ceará, Neuma Figueirêdo, disse que quando se pensou na ideia de levar um espaço que valorizasse a produção de Viçosa do Ceará na CASACOR, era necessário que esse espaço também retratasse a história do local e daí a necessidade da visita técnica. “Gostaria de agradecer ao Sebrae/CE por essa oportunidade, pois fiquei surpreendida e encantada com essa região de grande potencial. Além de ter conhecido o processo de produção de cachaça, nós conhecemos histórias de vida, que precisam também ser contadas”.

Já a designer Kel Oliveira ressaltou a importância da visita no processo de conceitualização do projeto do espaço do Sebrae/CE na CASACOR. “Estou muito feliz pela oportunidade de ter vivenciado durante estes dois dias, todo este processo. E o que o deixa a gente muito feliz, ao desenvolver um projeto como este, é que existe um lado afetivo envolvido e é isso que traz ainda mais valor ao nosso projeto”.

6 de agosto de 2024 às 17:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio