Saiba quem é Izolda Cela, a primeira mulher a assumir o Governo do Ceará
Por Redação 085 - Conexão085
Desde 1531, o Ceará teve efetivamente 212 governantes, entre donatário, capitães-mores e governadores. Agora, a história é feita com a posse de Izolda Cela como a primeira governadora efetiva do Estado.
Após sete anos e três meses, o governador Camilo Santana transferiu, no último sábado (2), a gestão do Governo do Ceará para sua então vice-governadora. Izolda Cela é responsável pela revolução na educação cearense, e assume o mandato até o dia 31 de dezembro de 2022.
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceu em Sobral, no dia 9 de maio de 1960. É Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Izolda Cela já havia sido pioneira em 2015, quando assumiu interinamente o Governo do Ceará por seis dias, período em que Camilo Santana se ausentou do cargo por conta de uma viagem de trabalho. Agora, que assume efetivamente o Executivo Estadual, Izolda Cela foca nos desafios que terá pela frente e no seu papel como mulher governante do Estado.
“Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso cargo. Por óbvio, isso fala por si sobre o desafio histórico da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança e, especialmente, na política. Não tenham dúvidas de que me sinto convocada, junto com todas e todos”.
Sobre sua vida pessoal, cabe destacar que Izolda Cela é sobrinha-neta do pintor Raimundo Cela, e é casada há mais de 30 anos com o advogado e ex-prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, com quem teve quatro filhos: Hilda, Luisa, Clara e Pedro.
Referência na educação
Com histórico extenso na educação, Izolda integrou a Secretaria de Educação de Sobral de 2001 a 2003, como Secretária Adjunta de Educação, e de 2004 a 2006 como Secretária de Educação. Foi uma das grandes responsáveis pelo case de sucesso educacional criado no município. Sobral virou referência nacional, saltando do 1366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista brasileira.
A partir de 2007, exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação até abril de 2014. Na pasta, ajudou na implementação de diversas ações, como a produção de material didático próprio, hoje utilizado por diversos estados; a universalização de métodos entre os municípios; a implantação de premiações para escolas, servidores e alunos; além do repasse do ICMS ser realizado baseado nos resultados educacionais de cada município, se tornando, na prática, um incentivo.
Prevenção à violência
Nas duas gestões de vice-governadora do Estado, entre 2015 e 2022, Izolda coordenou importantes programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) e o Projeto Virando o Jogo.
O Pacto por um Ceará Pacífico e o PReVio são voltados para a prevenção da violência, enquanto o Virando o Jogo é destinado a jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham, buscando inseri-los no mercado de trabalho e fazê-los voltar às salas de aula. Além disso, a Vice-Governadoria também realiza acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelas setoriais do Governo do Estado.
4 de abril de 2022 às 10:02