Saiba mais sobre a Coleção Formas de Encontro com Muxarabis
Por Redação - Conexão085
Os muxarabis são elementos clássicos da arquitetura árabe e foram trazidos ao Brasil pelos portugueses. Usados para proteger as mulheres de olhares masculinos em terras árabes, no ocidente, seu uso mais comum é como divisória de ambientes.
As possibilidades desses painéis, pela diversidade de padrões que podem ser formados, vão muito além disso. Entregam privacidade sem comprometer a circulação, possibilitam a entrada de ar, promovem o controle da luz e permitem a ventilação. Os muxarabis, com a sua versatilidade de tramas e de materiais, agregam inúmeras possibilidades aos projetos.
Esses elementos também têm sido usados para atendimento à premissa da sustentabilidade. Projetos envolvendo casas, edifícios residenciais e estabelecimentos comerciais, passaram a apostar no seu uso como forma de proporcionar maior conforto térmico e de reduzir os custos de energia, uma vez que o vazado facilita a circulação de ar e a entrada da luminosidade natural, dispensando ou reduzindo o uso do ar condicionado e da luz elétrica em alguns momentos do dia.
Mesmo que em diferentes patamares, a função de preservar a intimidade no interior dos ambientes foi mantida, pois os entrelaçados da coleção também foram pensados para — além de cumprir papel estético, funcional e atender o quesito sustentabilidade —, garantir a essência da proposta desse elemento arquitetônico, a de “ver sem ser visto”. A presença desses painéis dá um toque intimista para a decoração e acrescenta textura na composição do espaço.
A nova coleção Sandrin Formas de Encontro é composta por cinco modelos de muxarabis com diferentes tipos de entrelaçamento que formam vazados também em padrões distintos.
26 de abril de 2023 às 17:55