Saiba como evitar a Síndrome de fim de ano. Por Dra. Karla Rolim
Por Redação - Conexão085
O mês de dezembro nos convida a fazer um balanço do ano que vivemos e nos leva a questionar a nossa vida em diversos aspectos. Isto é positivo, se a ideia for valorizar as conquistas e traçar novos planos.
Mas se chega recheado de frustração em relação aos planos não concretizados, gera um fenômeno muito comum e característico nesta época do ano, conhecido como “dezembrite”, depressão sazonal ou síndrome do fim de ano.
Uma pesquisa da International Stress Management Association mostrou que o estresse atinge 80% da população nesse período. Acontece geralmente pelo acúmulo de tarefas, pensamentos acelerados, ambiente corrido no trabalho, preparação e adequação na vida dos pais para as férias escolares dos filhos, cobranças para se fazer presente nos encontros com os amigos e familiares, e tantas outras cobranças.
Desse modo, cuidar dos sentimentos ao longo do ano se torna essencial para evitar que as emoções se desorganizem no final do ano. Criar uma rotina saudável, buscar focar nos aspectos positivos do dia a dia, atividade física, alimentação saudável se possível, não esquecendo da fundamental fonte de equilíbrio emocional que é a psicoterapia.
Todo dia é dia de se renovar, não precisamos esperar o final do ano para rever os aspectos que precisam ser melhorados em nós, nas nossas relações e na vida. Vamos evoluir para fazer pequenas pausas ao longo do ano avaliando pontos e revendo os incômodos, criando mudanças necessárias para que não acumulemos angústias, e assim, evitaremos a síndrome do final do ano.
Dra. Karla Rolim – CRP – 11/03751
21 de dezembro de 2022 às 15:15