Somos um ecossistema de notícias, negócios e conexões.

Publicidade

MOTA MACHADO – TOPO
DOMINUS – TOPO
XAMPOO – TOPO
HOLANDA POR DULCE SILVEIRA – Topo
ICONE ELEVADORES – TOPO
MARQUISE INCORPORAÇÕES
MOURA DUBEUX
DEEP – Topo
CASA LINDA FLOR – TOPO
WR ENGENHARIA – Topo
BENDITA PROMO – TOPO
SESI – TOPO
TOPO – BANNER LA VINCI
SEBRAE CEARA – TOPO
SHOPPING ALDEOTA – Topo
SENAI – TOPO
FORUM NOVO MERCADO 2026

Compartilhe:

SAGA SENAI Empreendedora inicia fase de execução para transformar desafios da indústria em soluções inovadoras

SAGA SENAI Empreendedora inicia fase de execução para transformar desafios da indústria em soluções inovadoras
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A SAGA SENAI Empreendedora entrou na etapa de execução, aproximando estudantes de cursos técnicos do ecossistema de inovação e empreendedorismo por meio do desenvolvimento de soluções para desafios reais da indústria. A nova fase foi lançada na última segunda-feira (03/08), durante encontro realizado na Casa da Indústria, reunindo gestores de projetos, interlocutores das unidades do SENAI Ceará e representantes de diversas áreas da instituição.

Para o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inovação aplicada às necessidades do setor produtivo.

“A SAGA SENAI é um programa totalmente alinhado com as diretrizes do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pois a inovação só faz sentido quando gera desenvolvimento para a indústria e oportunidades para as pessoas. O SENAI reúne as indústrias, o Sebrae, a FUNCAP, o IEL Ceará e o Observatório da Indústria em torno desse mesmo propósito: criar um ambiente para que nossos estudantes desenvolvam soluções para desafios reais das empresas. Nós entramos com a metodologia, os laboratórios, a orientação técnica e toda a estrutura necessária para transformar boas ideias em inovação, fortalecendo a competitividade da indústria cearense e preparando os jovens para o mercado de trabalho.”

Promovido pela Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC), em parceria com a Unidade de Educação Profissional (UNED), ambas do SENAI, o encontro teve como objetivo alinhar as próximas etapas do programa, definir papéis das equipes envolvidas e reforçar a governança e os fluxos de comunicação que irão acompanhar o desenvolvimento dos projetos.

Participaram representantes das unidades do SENAI Ceará em Fortaleza (Barra do Ceará, Centro e Parangaba), Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral, fortalecendo a atuação integrada entre as equipes que conduzirão a iniciativa em todo o estado.

Nesta etapa, os estudantes passarão a desenvolver soluções para demandas apresentadas pelas indústrias parceiras Recamonde, Impacto Protensão, Fábrica Coelho, Polimatec, Farmace e Criare. Ao longo de até seis meses, os projetos contarão com mentorias técnicas, estratégicas e gerenciais, além do apoio do SENAI, da FUNCAP, do Sebrae, do IEL Ceará e do Observatório da Indústria Ceará, com conclusão prevista para fevereiro de 2027.

Além de impulsionar a criação de soluções inovadoras para o setor industrial, a SAGA SENAI Empreendedora busca estimular a cultura empreendedora entre estudantes de cursos técnicos, ampliando as possibilidades de atuação profissional e incentivando o desenvolvimento de novos negócios.

Durante o encontro, os participantes também conheceram em detalhes a metodologia do programa, os instrumentos de gestão e acompanhamento dos projetos e participaram de um momento de integração entre as equipes responsáveis pela execução da iniciativa.

O especialista educacional Anderson Soares Monte, responsável pela SAGA no Ceará, destacou que o programa foi concebido para mostrar aos estudantes que as competências desenvolvidas ao longo da formação técnica podem gerar impacto direto na indústria.

“A SAGA SENAI Empreendedora nasce justamente para mostrar aos alunos que eles podem ir além de um projeto escolar. Eles podem empreender, inovar e desenvolver soluções que realmente façam diferença para a indústria. Todo o programa foi pensado para proporcionar essa experiência.”

Publicidade

Mercadinhos São Luiz – lado
CASA LINDA FLOR – MEIO
GRUPO DE MÍDIA CEARÁ – Final
SENAI – LADO

VEJA
TAMBÉM