Rota das Emoções terá voo de ligação entre os destinos partindo do Ceará
Por Redação 085 - Conexão085
Os turistas que visitam a Rota das Emoções — que compreende o Ceará, Piauí e Maranhão — ganharam uma nova opção de voo para conhecer os atrativos da região.
A Azul Linhas Aéreas disponibiliza, a partir desta segunda-feira (05), uma aeronave com capacidade para 9 passageiros interligando tradicionais destinos turísticos como Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.
Os voos serão diários, partindo pela manhã, às 8h. A cidade de Aracati, no litoral do Ceará, é o ponto inicial do trajeto, com a primeira parada em Fortaleza. Da capital cearense, o voo panorâmico decola para Jericoacoara, um dos principais destinos do estado.
O roteiro da Rota das Emoções se completa, na sequência, com paradas em Parnaíba, no Piauí; Barreirinhas, no Maranhão; e São Luís. O voo de volta da frequência sai às 15h20 da capital maranhense fazendo as mesmas paradas até Aracati.
Atualmente, a Azul já oferta voos, partindo de Campinas (SP) e de Belo Horizonte (MG), para as cidades de Parnaíba (PI) e para Jijoca de Jericoacoara, onde está localizada a famosa vila turística do estado cearense.
De acordo com a empresa aérea, a partir deste mês, a companhia irá aumentar a presença em Parnaíba e Jericoacoara com quatro voos semanais para a cidade paulista. Com isso, o destino cearense passará a ter voos diários da Azul.
Rota das Emoções
Caminho de muita aventura, o roteiro, compreendido por 14 municípios, proporciona aos turistas experiências gastronômicas e uma vivência cultural em comunidades cercadas por dunas e um estilo de vida peculiar.
Começando o roteiro de Barreirinhas conhecido como “Portal dos Lençóis Maranhenses”, o turista se depara com uma extensa área de dunas móveis, repleta de lagoas, aonde chega-se em carros tracionados.
Ainda no Maranhão, Araióses abre o caminho para o Delta do Parnaíba, Área de Proteção Ambiental com dezenas de ilhas, na divisa com o Piauí. O ecoturismo está presente na paisagem exuberante das ilhas, dunas, lagoas e rios propícios para banhos, passeios de barco e atividades como canoagem, caiaque e esportes à vela.
Os passeios saem de Ilha Grande e da bucólica e histórica Parnaíba, a “Capital do Delta”. Mais duas cidades litorâneas piauienses integram o roteiro de emoções com as lagoas de Luís Correia; praias primitivas; rios e manguezais que preservam espécies como o Peixe-Boi e o Cavalo-Marinho.
As emoções continuam no Ceará, começando por Chaval e Barroquinha. Em Camocim, o casario colonial enriquece a paisagem natural do rio Coreaú banhando a Ilha do Amor. São 62km de praias emolduradas de coqueiros, falésias, manguezais, lagoas e dunas. Um cenário onde predominam a pesca artesanal e atividades esportivas praticadas pelos turistas que desbravam o extremo oeste do litoral cearense.
Em seguida, a Rota passa por Cruz e Jericoacoara, onde chega-se de jardineira pelas dunas, completam a rota com passeios pelas dunas, Pedra Furada e o relaxante balançar das redes submersas nas lagoas Grande e Paraíso. De quadriciclo, buggy, 4×4 ou a cavalo o turista chega aos principais atrativos e a Tatajuba ou Preá, nos extremos de Jericoacoara.
Com informações do Ministério do Turismo.
6 de setembro de 2022 às 10:00