Romaria de Nossa Senhora das Dores movimenta turismo religioso em Juazeiro do Norte
Por Redação - Conexão085
A capital da fé no Ceará está em festa nesta semana. Até o próximo dia 15, Juazeiro do Norte recebe a Romaria de Nossa Senhora das Dores, considerada a segunda maior do ano, integrando o Ciclo de Romarias 2022-2023.
A festividade tradicional atrai devotos de todo o país para acompanhar as procissões, e também para conhecer todos os atrativos religiosos de Juazeiro do Norte, movimentando o turismo e a economia local.
Neste ano, a romaria tem como tema “Padre Cícero – Modelo de escuta a Deus e aos clamores do povo”. A programação integra diversas secretarias municipais, oferecendo assistência social, de saúde, cultural e logística aos romeiros.
Nesta quinta-feira (15), acontecem os principais eventos da romaria, com a Missa na Basílica, Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, Bênção do Santíssimo Sacramento e Show Pirotécnico.
Apoio municipal
A Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro (Setur) lançou a 2ª edição do Manual do Romeiro, com informações relevantes sobre a festividade. A publicação traz tópicos com os pontos de atendimento, curiosidades, informes, programação e cronograma de apresentações culturais e religiosas.
Serviços da saúde, com ambulância, aferição de pressão, teste de glicemia e oximetria estão distribuídos em 6 pontos da cidade, incluindo na Basílica, no Horto, na Capela do Socorro e na Estação do Teleférico.
Uma das novidades deste ano é o Teleférico do Horto, recentemente inaugurado, que funcionará durante toda a romaria, de 9h às 17h. Há ainda, na Escola dos Saberes Daniel Walker, uma Exposição História das Romarias, disponível para visitação de 8h às 17h.
A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (Secult) realiza, até a próxima quinta-feira (15), ações do projeto “Cultura para Todos”. São apresentações artísticas no Teleférico do Horto, na Quermesse da Basílica, no Mercado Central e na Procissão da Padroeira.
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp) cadastrou 600 camelôs para atuarem durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. Fiscais estarão nas ruas durante todo o período de romaria, para garantir que não haja excessos na ocupação das áreas comuns da cidade.
13 de setembro de 2022 às 11:00