Réveillon sem estampido: um cuidado que faz diferença para crianças, pessoas sensíveis ao barulho e pets
Para o Conexão 085, a adoção dos fogos de baixo impacto sonoro representa um avanço.
Por Redação 085 - Conexão085
Com a chegada do Réveillon, as cores e luzes dos fogos voltam a marcar a virada do ano em Fortaleza. Nos últimos anos, porém, a celebração tem seguido um caminho mais consciente. Desde 2021, a capital cearense proíbe o uso de fogos com estampido, incentivando alternativas que mantêm o espetáculo visual sem o impacto do barulho.
Para o Conexão 085, a adoção dos fogos de baixo impacto sonoro representa um avanço importante e necessário. Mais do que uma regra, a prática se consolida como um gesto de cuidado coletivo, que considera o bem-estar de crianças, idosos, pessoas com sensibilidade auditiva, pessoas autistas e também dos animais, especialmente os cães, que sofrem com medo, estresse e desorientação causados pelos estampidos.
O barulho intenso dos fogos, muitas vezes tratado como parte “natural” da festa, pode gerar crises sensoriais, ansiedade, pânico e até riscos à saúde. Em um momento que simboliza renovação e celebração, reduzir esse impacto é uma forma de tornar a virada mais inclusiva, acolhedora e respeitosa com quem sente esses efeitos de maneira mais intensa.
Além da questão sensorial, a medida também contribui para uma virada mais segura. Muitos acidentes registrados nesse período estão associados ao uso inadequado de fogos mais potentes, o que reforça a importância de escolhas mais responsáveis e tranquilas para a comemoração.
No comércio, já é possível encontrar uma variedade de fogos permitidos pela legislação, com efeitos luminosos e baixo impacto sonoro. Para o público infantil, opções como estalinhos de salão, chuvas de prata, peões coloridos e fogos giratórios seguem disponíveis, sempre com a orientação de uso por um adulto. Para os adultos, há artefatos com maior efeito visual, desde que sem estampido.
Mesmo com opções mais leves, o cuidado continua sendo essencial. Os fogos são classificados em categorias que indicam idade mínima e formas adequadas de uso. A recomendação é adquirir os produtos apenas em estabelecimentos credenciados pelo Corpo de Bombeiros, garantindo uma celebração segura e dentro das normas.
O Conexão 085 reforça a importância de celebrar com empatia. Cuidar de crianças, pessoas autistas, idosos e animais não diminui a festa ,ao contrário, amplia o sentido de coletividade e respeito que uma nova virada de ano pode representar.
31 de dezembro de 2025 às 9:00














