Réveillon: Fortaleza deve reciclar 15 toneladas de resíduos nos dois dias de festa
Por Redação 085 - Conexão085
O Réveillon de Fortaleza, o maior do Norte e do Nordeste, retorna à Praia de Iracema trazendo uma proposta sustentável para reciclar os resíduos produzidos nestes dias 30 e 31 de dezembro na Avenida Beira-Mar.
Com o apoio do público e de equipamentos instalados na orla, a iniciativa prevê recolher 15 toneladas de resíduos recicláveis nos dois dias de festa, por meio do projeto Re-ciclo, da Prefeitura de Fortaleza, da startup Solos, do iFood e da Ecofor.
A expectativa é e gerar uma renda de R$ 70 mil com a venda dos materiais, que vai beneficiar cerca de 300 catadores cadastrados na operação. Todos receberão uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs),
Ao longo da área do evento, serão instalados 40 pontos de descarte de materiais com sinalização sobre o manejo adequado de cada tipo de resíduos para que a população possa colaborar e aprender sobre a destinação correta do lixo.
Nas extremidades da arena, também serão montadas duas centrais de reciclagem, onde os materiais serão separados, pesados e armazenados até o envio para o galpão das associações.
Conforme o vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macedo, a ação deve conscientizar tanto quem irá trabalhar no local, como os frequentadores, sobre a importância de se praticar hábitos sustentáveis neste tipo de evento.
“Temos a tarefa nobre de trazer inovação para a pauta de manejo de resíduos sólidos, e com o Re-Ciclo, que já acontece em cinco bairros da nossa cidade. Vamos entrar com infraestruturas centrais de reciclagem para coletar mais de 15 toneladas, além de honrar o compromisso com a praia limpa no dia seguinte”, disse.
Educação ambiental
Durante os dois dias de festa, o público será informado pelos telões sobre a quantidade coletada e, nos intervalos dos shows, serão veiculados vídeos educativos sobre o programa Re-ciclo e informações sobre a ação de sustentabilidade do Réveillon. E para estimular ainda mais a ação, a Prefeitura vai doar mil mudas a cada tonelada coletada.
“Vamos fazer um réveillon que vai ter uma pegada totalmente lixo zero. A cada quilo de resíduo reciclável, nós estaremos doando uma árvore pra cidade de Fortaleza. E como nós temos uma expectativa de juntar quinze mil quilos de resíduos, serão quinze mil árvores para a nossa cidade”, reforçou a secretária de urbanismo e meio ambiente, Luciana Lobo.
30 de dezembro de 2022 às 15:35