Réveillon 2023: Prefeitura de Fortaleza e SSPDS divulgam planos para os dois dias de festas
Por Redação - Conexão085
Após dois anos sem acontecer por conta da pandemia de Covid-19, o Réveillon de Fortaleza . está de volta nos dias 30 e 31 de dezembro, no Aterro da Praia de IracemaNesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) divulgaram o plano operacional para a festa.
A festa terá grande engajamento em relação às áreas de segurança, saúde, limpeza, ordenamento e mobilidade, tanto para fortalezenses como para turistas. Além das atrações musicais, o evento contará ainda com a tradicional queima de fogos, na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro.
No dia 30 de dezembro se apresentarão, na seguinte ordem: Paulo José Benevides, Jorge Aragão, Vanessa da Mata, Getúlio Abelha, Luiza Sonza, Daniela Mercury, Xand Avião, Nattanzinho e Marcia Felipe. Na noite da virada, a programação começa com Waldonys e Camila Marieta, seguindo com Felipe Amorim, Alcione, Alceu Valença, Alok, Nando Reis, Luan Santana e Mari Fernandez.
Considerado o maior Réveillon do Norte e Nordeste, a festa é apontada pelo trade turístico como o principal atrativo para a abertura da alta estação em Fortaleza, dinamizando a economia do Município. São esperados 600 mil turistas para o período (20 de dezembro a 5 de janeiro), com gasto per capita de R$ 5 mil e permanência média de 6,5 dias. Os dados são do Observatório do Turismo, vinculado à Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor).
Segundo o Superintendente da Autarquia Municipal de Transito (AMC) Antonio Ferreira, o Plano Operacional do Réveillon 2023 foi elaborado unindo ações dos órgãos de segurança com entidades parceiras para garantir uma festa tranquila. “Estaremos dando todo apoio à população, com os agentes de trânsito da AMC e os nossos operadores de tráfego para garantir a fluidez do ir e vir da população”, exemplifica.
Forças de segurança
Em relação a segurança, a SSPDS-CE organizou um plano operacional para realização do esquema de segurança para as festividades. Será um reforço de mais de 1.800 agentes das Forças de Segurança para dar mais tranquilidade à população durante as festas de fim de ano.
Ao todo, 1.857 profissionais, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, atuarão na Operação Réveillon 2023. O trabalho será feito de forma integrada com apoio de forças amigas, como Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com 1.815 homens e mulheres que farão policiamento a pé, motorizado e montado, no Aterro da Praia de Iracema e nas imediações. O trabalho ostensivo será realizado antes, durante e depois das apresentações. Os policiais militares serão distribuídos de maneira estratégica, nas áreas de interesse operacional.
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) atuará, de forma preventiva e repressiva, com o reforço de 23 policiais civis em pontos estratégicos, para coibir delitos durante o evento. As ocorrências serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), polo plantonista localizado no bairro Aldeota.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contará com o reforço de 19 bombeiros para situações de emergência pré-hospitalar, tumulto e pânico, além de atenderem ocorrências de prevenção ou resgate de vítimas em situação de afogamento.
22 de dezembro de 2022 às 8:30