Página Interna

Reunindo mercado e academia, FIEC promove Summit Hidrogênio Verde em agosto

O evento será realizado nos dias 03 e 04 de agosto, em formato híbrido. Foto: Divulgação/FIEC.

A produção de energia e biocombustível por meio do Hidrogênio Verde tem se tornado uma realidade cada vez mais promissora no Brasil. Com o objetivo de estimular o interesse do meio acadêmico cearense neste tema, a FIEC realiza, nos dias 3 e 4 de agosto, em formato híbrido, o FIEC Summit – Hidrogênio Verde.

O evento quer proporcionar a interação entre as empresas investidoras no HUB do Hidrogênio Verde no Ceará e os profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisas aplicadas ao tema.

A FIEC tem reunido esforços ao direcionar as ações das instituições ligadas ao Sistema FIEC para a importância do fomento ao novo tipo de matriz energética, apontado por especialistas do mundo todo, como o combustível do futuro.

A medida mais recente foi o anúncio da construção do Centro de Excelência para Transição Energética, por meio do SENAI Ceará e SESI Ceará, para contribuir com a produção de energia limpa no Estado do Ceará.

A estrutura no SENAI da Barra do Ceará, que vai ficar pronta até o final do ano, vai contar com laboratórios e novas salas de aula para garantir a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O que é Hidrogênio Verde?

O Hidrogênio Verde é o hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e a energia solar, sem a emissão de carbono. É produzida através de eletrólise, sendo prática sustentável e já adotada em vários países do mundo. Esta tecnologia está baseada na geração de Hidrogênio — um combustível universal — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise.

Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então a energia será produzida sem a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

A nova tecnologia, que vem se tornando uma das mais importantes e debatidas no cenário internacional de energia, pode produzir energia limpa aplicada às mais diversas áreas como as industriais, hospitalares e domiciliares, além de poder ser utilizada como combustível para automóveis, contribuindo efetivamente no movimento de descarbonização mundial, entre outros.

Topo Logo

Apoio e patrocinio