Página Interna

Reunião entre Ceará, Maranhão e Piauí avança na elaboração de projeto para a Rota das Emoções

Camocim é uma das cidades cearenses que fica na Rota das Emoções. Foto: Divulgação/Rota das Emoções.

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará participaram, no início do mês de maio, do planejamento para elaboração da Nota de Oportunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções. A rota foca no trajeto entre Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, para gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O encontro foi promovido pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, reunindo os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. As reuniões ocorreram na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e contaram com representantes das áreas de agricultura familiar, turismo e meio ambiente dos três estados.

O projeto tem a intenção de promover a dinamização produtiva da agricultura familiar, da pesca artesanal e do turismo por meio do uso sustentável dos recursos naturais, práticas inovadoras e gestão participativa do território, através de um selo de identidade própria da região da Rota das Emoções.

Para o Subsecretário do Consócio Nordeste, Diego Pessoa Gomes, o encontro foi essencial para a finalização da nota de oportunidade. “Foi um momento muito proveitoso, onde colocamos em termos todas as propostas que os setores da agricultura familiar, turismo e meio ambiente tem para a Rota das Emoções. Saímos desse encontro muito otimistas e com um espírito ainda mais fortalecido de cooperação entre os estados que farão parte do projeto”, afirmou.

O Projeto Rota das Emoções é uma iniciativa que busca a integração entre Agricultura Familiar, Turismo e Meio Ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de um protocolo de intenções assinado em 2019 entre os Governadores do Nordeste e o Governo Francês.

Topo Logo

Apoio e patrocinio