Página Interna

Residência em Oftalmologia do HGF alcança o 2º melhor resultado do Brasil

Hospital cearense ficou atrás apenas da USP na pontuação da prova nacional. (Foto: Felipe Martins/HGF)

Há três anos entre os melhores resultados do Norte e Nordeste, o Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Ceará, conquistou a 2ª melhor pontuação do Brasil na Prova Nacional de Oftalmologia 2022, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP).

O exame, realizado anualmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), avalia residentes de 95 programas em todo o País e é requisito fundamental para a obtenção do título de especialista na área. O programa do HGF vem numa crescente nos últimos dez anos.

“Em 2011, tínhamos uma taxa de abandono de cerca de 50%. Com o tempo, fomos organizando rodízios de aulas, estimulando cirurgias e crescendo entre as residências de Oftalmologia brasileiras”, explica o médico oftalmologista e coordenador do Programa, Dácio Costa. Os residentes contam com aulas de segunda a sexta-feira, além da participação ativa nos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

Outra vantagem dos residentes da unidade hospitalar cearense é o contato direto com profissionais de diferentes subespecialidades da Oftalmologia. “Nos últimos dois anos, houve um aumento de médicos que vieram para colaborar em áreas muito específicas, como Órbita e Uveíte, que não tínhamos antes no nosso serviço”, enfatiza o coordenador.

Tecnologia de ponta

Aliado à qualidade do ensino, o investimento em tecnologia também tem sido primordial para alavancar os resultados dos profissionais do Programa. Em 2020, o serviço de Oftalmologia do HGF recebeu novos equipamentos para aprimoramento de diagnóstico ambulatorial e realização de procedimentos cirúrgicos, incluindo dois microscópios de tecnologia alemã capazes de realizar cirurgias em 3D.

Novos equipamentos do serviço foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Topo Logo

Apoio e patrocinio