Renda do empreendedor sênior supera em mais de 40% em relação ao jovem dono de pequeno negócio
Por Redação 085 - Conexão085
No Brasil, os empresários seniores aqueles com 60 anos ou mais têm renda 41% maior do que os empreendedores jovens. É o que aponta a mais recente pesquisa do Sebrae sobre o empreendedorismo sênior no país, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento analisou pequenos negócios de todo o país, no período que compreende o 4º trimestre de 2012 até o 4º trimestre de 2023.
Segundo o estudo, a renda média dos empresários seniores é de R$ 3.347 valor aproximadamente 4,3% maior do que o rendimento do total de donos de negócios no país (R$ 3.209). Atualmente, existem mais de 4 milhões de seniores donos de negócio, representando 13,5% do total de donos de negócios existentes no Brasil (29,8 milhões). Dos demais, 69,4% são adultos e 16,5% jovens. No recorte temporal analisado pelo Sebrae, houve aumento de 42% na quantidade de empreendedores com 60 anos ou mais.
Outra conclusão da pesquisa é que, apesar de 19,4% da população brasileira em idade para trabalhar seja sênior, somente 13,5% dos donos de negócios têm acima de 60 anos. “A taxa de empreendedorismo entre os adultos é quase o dobro da taxa entre os seniores”, explica o gerente de Estratégia e Transformação no Sebrae Nacional, André Spínola.
O estudo revela que o empreendedorismo entre os adultos é de 23%, ou seja, a cada 100 adultos, 23 são donos de negócios, porém, entre os jovens chega 12,6%, enquanto entre os seniores é de 11,9%.
“Sabemos que o brasileiro está vivendo mais e que, mesmo aposentado, acaba retornando ao mercado de trabalho, seja por oportunidade ou necessidade. É preciso criar condições para que esta pessoa enxergue no empreendedorismo uma chance de gerar renda e prosperar”, destaca André Spínola.
O estudo do Sebrae aponta que no Ceará, os empreendedores sêniors respondem por 15% de toda a população do estado em idade economicamente ativa, ou seja, com mais de 14 anos. Quando analisada apenas o universo da população sênior do estado, o número de empreendedores representa apenas 10% deste público. Isso quer dizer, que a cada 100 cearenses com idade maior do que 60 anos, 10 estão à frente de negócios.
O levantamento ainda aponta que quase 90% dos donos de negócios sênior do país estão a 2 anos ou mais na atividade. Informações do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM – Global Entrepreneurship Monitor) 2023, pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), mostra que o empreendedor sênior é o principal responsável pelos negócios estabelecidos no mercado brasileiro. Entre os cerca de 16,6 milhões de negócios com mais de três anos e meio existentes no Brasil, quase 18% têm à frente empreendedores com idades variando entre 55 e 64 anos.
Perfil do empreendedor sênior
O levantamento do Sebrae com base na PNAD Contínua traça o perfil do empreendedor sênior como sendo formado, majoritariamente, por homens (71,3%) e brancos (mais da metade). Além disso, quase 70% deles estão no Sudeste (48,5%) e no Nordeste (21,4%) do país. Apesar disso, o Norte é a região do Brasil que tem a maior taxa de empreendedorismo entre os sêniores (13,8%).
O mapeamento do Sebrae também aponta que 85% dos seniores donos de pequenos negócios empreendem por conta própria e 15% são empregadores. Os empreendedores com 60 anos ou mais estão distribuídos, principalmente, nos setores de Serviços (36,4%) e Comércio (21,9%).
4 de setembro de 2024 às 13:00