Quatro em cada 10 operadoras de turismo tiveram volume de vendas superior ao pré-pandemia

Por Redação 085 - Conexão085

Segundo o boletim da Braztoa, destinos do Nordeste foram alguns dos mais vendidos. Foto: Jade Queiroz/MTur.

O retorno dos brasileiros às viagens impulsionou a venda de pacotes turísticos pelo país no 2º trimestre. Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontam que 4 em cada 10 operadoras ultrapassaram o volume de vendas registrado em 2019, antes da pandemia.

Segundo o boletim, é um grande avanço para o segmento, já que no 1º trimestre esse índice ficou em 14,8%. Quando comparado ao mesmo período de 2021, 81,2% das operadoras de turismo ultrapassaram o faturamento em mais de 100% e, para metade delas, o faturamento já ultrapassou os 200%.

Os avanços também podem ser observados nos embarques: 65,6% das operadoras ultrapassaram o número de pessoas embarcadas não só em relação ao 1º semestre, quanto ao mesmo período de 2021.

A maioria desses embarques foram para destinos dentro do país: Maceió (AL), Natal (RN) e São Paulo (SP). Em seguida, outros locais reforçam a busca dos turistas por atrativos de sol e mar: Fortaleza (CE), Salvador (BA) e os Lençóis Maranhenses (MA).

Em relação aos destinos internacionais, os embarques ocorreram, principalmente, para países como Portugal, Estados Unidos (Orlando), Argentina, México (Cancun) e Chile.

Próximo semestre

O levantamento também trouxe as perspectivas de movimentação até o final de 2022. Ao todo, 86% das operadoras de turismo estão confiantes na concretização das vendas de pacotes turísticos, com alta de quase 50% em relação a 2019, antes da pandemia.

As datas mais procuradas no período foram o Réveillon, a semana de 12 a 15 de outubro, além dos feriados de novembro, 7 de setembro e o Natal.

Sobre os tipos de experiências, observam-se mudanças de acordo com o período escolhido para viajar. Quando se trata do Réveillon, a procura segue a ordem: sol e praia, cruzeiros, luxo e resorts.

No Natal, figuram sol e praia, compras, luxo, cruzeiros e resorts. Nos demais feriados ecoturismo/aventura, rural/hotel fazenda, lua de mel/romântica, parques temáticos e cruzeiros entram na lista de procura.

Com informações do Ministério do Turismo.

29 de agosto de 2022 às 17:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens
FastFarma
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL

Apoio e patrocinio