Projeto Teatro para a Infância Unifor apresenta a peça “Quatro Patas”
Por Redação 085 - Conexão085

O Teatro Celina Queiroz recebe, nos dias 13 e 14 de setembro, às 17h, o espetáculo infantil “Quatro Patas”. Encenado pelo grupo de teatro de bonecos de Fortaleza, Bricoleiros, a peça, que integra a programação do projeto Teatro para a Infância Unifor, é uma bela lição sobre amor e superação, protagonizada por um gato chamado Quatro Patas e seu amigo Nino.
Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente na Loja do Campus ou por meio da plataforma Sympla. Serão vendidos ingressos também na bilheteria do teatro nos dias dos espetáculos, mediante disponibilidade.
Garanta seu ingresso!

Foto: Divulgação
No espetáculo, o gato Quatro Patas enfrenta diversos desafios para resgatar a amizade de seu melhor amigo, Nino, um menino atencioso e carinhoso que enfrenta problemas de comportamento devido ao uso excessivo de seu videogame. O dispositivo eletrônico se torna a principal prioridade na vida do garoto, levando-o a negligenciar a companhia de seu felino. No entanto, o gato não desiste de sua amizade e empreende todos os esforços para restaurar o vínculo que tinham anteriormente.
Com uma linguagem simples e educativa o espetáculo mostra que o uso exagerado de jogos eletrônicos pode causar dependência afetando as relações interpessoais das crianças e, até por que não, dos adultos, frisando que esse tipo de exclusividade excessiva com o universo do videogame pode trazer consequências no convívio com os amigos e familiares. Contudo, é reforçado que é possível ter a tecnologia para o momento de lazer e aprendizado, sendo possível conviver com “a artesania” da amizade. A peça evidencia que a afetividade é tão divertida quanto à aventura dos jogos.
É uma peça feita com a junção de duas técnicas, sendo elas: teatro de figura e marionetes de manipulação direta, inspirado no sofisticado teatro milenar japonês o Bunraku, em que três ou dois atores simultaneamente, sem artifício de fios ou varas, animam o mesmo boneco, executam movimentos com os bonecos similares ao humano com ampla expressividade cênica, dando a impressão que tem vida própria.
Esse método proporciona ao público a sensação de estar assistindo a um filme de animação, se envolvendo com a fantasia e magia do teatro de animação.
12 de setembro de 2025 às 13:00