O combate à cegueira infantil no Ceará tem ganhado novos contornos graças ao trabalho incansável da médica oftalmologista Islane Verçosa, criadora do Projeto CAVIVER, iniciativa que há anos atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares em crianças. A instituição acolhe jovens de até 15 anos, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e acometidas por doenças oculares graves como catarata congênita, glaucoma congênito e retinopatia da prematuridade.
Embora o trabalho da idealizadora Islane Verçosa comece já em 1992 com ações de prevenção à cegueira infantil, o CAVIVER foi formalmente fundado em 2006 e, desde 2015, conta com sede própria — estrutura inaugurada em novembro daquele ano — onde passou a consolidar seus atendimentos clínicos, cirúrgicos e de reabilitação visual. A instituição atua com uma equipe multiprofissional e oferece atendimento integral — acolhimento da criança e família, exames oftalmológicos, cirurgias quando necessárias, além de acompanhamento médico, estimulação visual, apoio psicossocial e reabilitação até a adolescência.
De acordo com a médica Islane Verçosa, apesar dos avanços no sistema de saúde, ainda há desafios significativos. Falta de anestesista preparado, acessibilidade e falta de pessoas habilitadas para fazer diagnóstico e tratamento são entraves que dificultam o atendimento adequado, mesmo com as melhorias estruturais observadas nos últimos anos. “que nós precisamos de gente, pessoas, pessoas envolvidas. Não são só papéis, não é só processos. São pessoas, pessoas que fazem o serviço. E pessoas que fazem o serviço têm que ter motivação”, pontua.
O Projeto Caviver surge justamente para suprir parte dessas lacunas, oferecendo suporte técnico, atendimento especializado e ações educativas em saúde ocular. A médica reforça que a identificação precoce é fundamental e lembra que mais avanços são necessários. “Tudo é urgência, não dá para esperar”, finaliza.
Gastrosocial
Outra inicativa importante do projeto é o GastroSocial Caviver, em que estabelecimentos parceiros adotam o Menu Solidário ou o Prato do Bem, destinando parte das vendas para apoiar consultas, exames, cirurgias e reabilitação visual de crianças em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa aproxima restaurantes, cafés, bares e lojas culturais da causa da prevenção à cegueira infantil, fortalecendo o trabalho realizado pelo Caviver – Centro de Aperfeiçoamento Visual, instituição que atende gratuitamente crianças de todo o Ceará.
“Nosso carinho e gratidão aos restaurantes parceiros Ateliê Café, Bruta Flor, Casulo Gastrobar e Mikado, que abriram suas portas para receber os mais de 200 convidados presentes na festa de 10 anos do Caviver. Ao abraçarem a causa da prevenção à cegueira infantil, o Polo Gastronômico da Vila Bachá dá uma sensível demonstração de solidariedade e responsabilidade social, reafirmando o compromisso coletivo com a visão e o futuro das nossas crianças”, afirma Conceição Santana, Executiva de Captação de Recursos do Caviver.
Seja um amigo CAVIVER e ajude a salvar a visão de milhares de crianças!
De por PIX, usando a chave/CNPJ: 08.222.387/0001-32; ou por transferência bancária: Banco do Brasil, agência 3473-8, conta 26910-7 (em nome de Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer)







